Institucional Meio Ambiente Tecnologias

Energias renováveis e mudanças climáticas: produção de soluções tecnológicas em pauta

UFRJ criou aliança estratégica com Inmetro, PUC-Rio, FGV, Microsoft, Nvidia e outras 16 instituições

No dia 13/8, a UFRJ lançou a Rede Temática em Energias Renováveis e Mudanças Climáticas, associada ao Centro de Excelência em Transformação Digital e Inteligência Artificial do Estado do Rio de Janeiro (Hub.Rio). Coordenada pelo professor Alvaro Coutinho, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ), a Rede reúne instituições de ciência e tecnologia e empresas de base tecnológica com o objetivo de produzir soluções tecnológicas inovadoras, envolvendo transformação digital e técnicas de inteligência artificial nas áreas de energias renováveis e mudanças climáticas.

A Rede tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e é organizada em cinco grupos de trabalho (GTs) acerca dos temas energias renováveis, biomassa, mudanças climáticas, transição e distribuição de energia, além de um grupo transversal sobre inteligência artificial, aprendizado de máquina, computação de alto desempenho e ciência de dados.

Os avanços recentes em inteligência artificial, ciência de dados e computação de alto desempenho têm papel fundamental na melhoraria da eficiência computacional e eficácia dos modelos matemáticos, com foco em energias renováveis e mudanças climáticas. Assim, os pesquisadores buscam equilibrar o aumento da demanda em energia com as restrições impostas pelas emissões de carbono e as mudanças climáticas.

Compõem o Hub.Rio, além da UFRJ, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Cetiqt), a Marinha do Brasil e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Também integrarão a Rede as empresas Microsoft, Nvidia, Total, Repsol Sinopec, NewRoute, Hewlett Packard, ProOceano, Seahorse, DotBot, MDM Solutions, Tidewise, Promec e OceanPact.

Lançamento da Rede Temática em Energias Renováveis e Mudanças Climáticas aconteceu de forma remota | Foto: Reprodução/Coppe/UFRJ

De acordo com o coordenador da Rede, a iniciativa permitirá consolidar e articular grupos de pesquisa multidisciplinares e multi-institucionais, ajudando a criar novas oportunidades de negócios e empregos qualificados no estado do Rio, além de ampliar e integrar novas soluções de inteligência artificial ao tema de energias renováveis e mudanças climáticas. Também está prevista a concepção de um curso de formação continuada para profissionais de inteligência artificial em aplicações de energias renováveis e mudanças climáticas.

“Este kick-off [início] é um passo importante na consolidação da Rede e do Hub.Rio como polo de tecnologia em inteligência artificial e transformação digital”, afirmou Coutinho.