Está aberta consulta pública para o Plano Diretor UFRJ 2030

PD2030 visa contribuir para a qualidade de vida da comunidade acadêmica da UFRJ; consulta à sociedade em geral será entre 5/7 e 6/8

Está aberta, desde a última segunda-feira (28/6), consulta pública à comunidade universitária sobre o Plano Diretor UFRJ 2030, instrumento básico que orientará o desenvolvimento da Universidade nos próximos dez anos nos planos físico-territorial e patrimonial. Alunos, professores, técnicos-administrativos e outros agentes da UFRJ podem participar da consulta, que se encerrará em 30/7.

“O Plano Diretor é importante para a ordenação do uso das áreas e do patrimônio da UFRJ até 2030. Será fundamental no planejamento do destino e emprego dos recursos da Universidade em espaços e instalações”, destaca Nelson Oliveira Santos, coordenador da Comissão Técnica de Comunicação do PD2030.

O PD2030 possui nove princípios norteadores: visão estratégica e institucional; biossegurança; sustentabilidade socioambiental e econômico-financeira; acessibilidade; integração interna na UFRJ e com a cidade; promoção do bem-estar, de convívio e de inclusão social por meio dos espaços físicos; construção coletiva; inovação e experimentação; transformação digital.

Foram montados seis grupos temáticos para auxiliar na construção do PD2030: Diretrizes e Parâmetros Urbanos e Arquitetônicos; Meio Ambiente, Áreas Verdes e Infraestrutura Urbana; Mobilidade e Transporte; Patrimônio e Cultura; Segurança; Recursos Financeiros, Cessões, Legislação e VivaUFRJ.

Os interessados podem conhecer mais detalhes do PD2030 no site www.planodiretor.ufrj.br .