Pelo Campus

Seja um professor voluntário!

O Pré-Vestibular Social Carlos Chagas Filho busca interessados em ministrar aulas. Lista de espera para alunos também está aberta

No esforço por uma universidade mais plural, acessível e democrática, um grupo de alunos da UFRJ criou o Pré-Vestibular Social Carlos Chagas Filho. Em seu segundo ano de existência, o projeto, vinculado ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), procura interessados em atuar como professores voluntários.

O pré-vestibular tem foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que abrange a maior parte das universidades do estado e do país – e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Para isso, a iniciativa necessita de professores em todas as disciplinas ofertadas no Ensino Médio, como Português, Redação, Física, Matemática, Sociologia, entre outras. Os voluntários podem ser estudantes ou formados em qualquer área do conhecimento e, inclusive, de fora da UFRJ.

Segundo Ellen Luiza Ribeiro, uma das coordenadores do projeto, a ideia é reunir mais professores para dispor de uma flexibilidade maior. “Isso é importante, também, para garantir que o projeto não atrapalhe a graduação dos voluntários.” Os estudantes que participarem da iniciativa terão direito a horas de extensão.

Na edição de 2021, o pré-vestibular oferece 50 vagas para estudantes que cumpram os requisitos. Parte das vagas já foi preenchida, mas os interessados no curso preparatório podem se inscrever na lista de espera. Em função da pandemia, as aulas continuam sendo a distância, por meio de plataformas on-line.

“Por acreditar na educação como um ato político que liberta pessoas por meio da construção de um pensamento crítico é que fundamos o pré-vestibular. Todos os dias experimentamos desafios que só fazem sentido pelos alunos que estão ali. São pessoas que estão confiando a nós seus maiores sonhos e ambições. O sentimento final é de gratidão por fazer parte dessas histórias e ver essas jornadas transformadas pela educação”, conta Fernanda Neves, outra coordenadora da iniciativa.

Para se candidatar à seleção de professores voluntários, preencha o formulário aqui. Já para se inscrever na lista de espera para vagas de aluno, clique aqui.

Saiba mais sobre o Pré-Vestibular Social Carlos Chagas no site da iniciativa.