Categorias
Institucional

Reta final para implantação completa do processo digital na UFRJ

A partir de maio, todos os processos serão autuados no SEI

Atualmente, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) está em funcionamento parcial na UFRJ, mas já é possível notar algumas de suas vantagens: rapidez na conclusão dos processos; auxílio aos servidores em suas rotinas, com a disponibilização de modelos e orientações; eliminação de perdas e extravios indevidos de documentos e processos.

A implantação do SEI na UFRJ tem sido gradual. A migração do processo de papel para o digital está avançada e perto de acabar. Até o dia 30/4, os últimos assuntos processuais serão “virtualizados” e, no dia 1/5, a autuação de novos processos em meio físico será encerrada.

Aos poucos, a tramitação de processos de papel deixará de existir, mas aqueles que foram autuados antes de 1/5 poderão permanecer com a tramitação em seu meio original até a conclusão, não sendo, portanto, obrigatória a conversão.

Toda mudança requer adaptação e treinamento, por isso os servidores que ainda se sentem inseguros para utilizar o SEI têm à disposição diversos materiais de apoio, cursos, videoaulas, além de um ambiente de treinamento, no portal do SEI-UFRJ. O objetivo é ajudá-los a ganhar mais confiança no uso da plataforma.

Com a implantação definitiva do SEI, os documentos oficiais e processos administrativos da UFRJ passarão a ser criados totalmente de forma eletrônica pelo Sistema, sem a necessidade de impressão ou digitalização.

Assim, a Universidade inicia uma nova fase, visando à melhoria da gestão de recursos, com mais eficiência e celeridade em seus processos, e à sustentabilidade ambiental.