Pelo Campus

Apoio financeiro para projetos interdisciplinares

Parque Tecnológico lança programa Projetos Especiais da UFRJ

O Parque Tecnológico da UFRJ lançou o programa Projetos Especiais da UFRJ, que irá selecionar projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária, novos ou em andamento, da Universidade para aporte financeiro de até 150 mil reais. O programa tem como objetivo apoiar iniciativas institucionais capazes de promover interações interdisciplinares entre
 as diversas áreas acadêmicas da UFRJ e conta com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação (PR-1), de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) e de Extensão (PR-5).

As inscrições vão até o dia 2/4 e podem participar membros de todo o corpo social da UFRJ, como docentes, técnicos-administrativos e discentes. As propostas submetidas por
discentes deverão ter, necessariamente, um coordenador, que deverá ser um docente ou servidor técnico-administrativo e atuará com a Fundação Coppetec.

Serão aceitos projetos que privilegiem abordagens interdisciplinares, equipes multidisciplinares e ações em rede, de modo que ao final possam gerar contribuições relevantes para o avanço do conhecimento em seus campos de atuação. A ideia é que, ao final, cada uma dessas iniciativas possa gerar contribuições relevantes para o avanço do conhecimento em seus campos de atuação.

Todos os projetos devem ser enquadrados no campo da Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação (PD&I). Visando evidenciar a contribuição da UFRJ para a superação dos desafios globais da humanidade, a chamada pretende fomentar projetos que estejam alinhados com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, que contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, as inciativas inscritas deverão se enquadrar em pelo menos um dos quatro ODS: Água Potável e Saneamento (ODS 6) – assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos;  Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8) – promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos;  Redução das Desigualdades (ODS 10) – reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; e  Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) – tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Os recursos financeiros disponíveis para esta chamada são de até R$ 2.200.000,00 e serão distribuídos de acordo com as quatro faixas a seguir: faixa 1 – iniciativas de até R$ 20.000,00 (o limite de recursos para esta faixa é de R$ 500.000,00); faixa 2 –  iniciativas de R$ 20.000,01 a R$ 50.000,00 (o limite de recursos para esta faixa é de R$ 600.000,00); faixa 3 – iniciativas de R$ 50.000,01 a R$ 150.000,00 (o limite de recursos para esta faixa é de R$ 1.100.000,00).

Para mais informações, acesse o site do Parque Tecnológico da UFRJ: https://www.parque.ufrj.br/abertas-as-inscricoes-para-o-edital-2021-de-projetos-especiais-da-ufrj/.

O edital completo você encontra aqui: https://www.parque.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/03/Minuta_Projetos-Especiais-da-UFRJ_Dez2020_Pos_CD1.pdf