Cultura Pelo Campus

Projeto de extensão da UFRJ é homenageado no aniversário da cidade

Naprocult recebe medalha São Sebastião pela contribuição para a cultura em 2020

O Núcleo de Apoio à Produção Cultural (Naprocult) da UFRJ é uma entre as 18 iniciativas homenageadas com a Ordem do Mérito Cultural Carioca de 2020. O prêmio é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e é a maior honraria do setor na cidade do Rio de Janeiro. Cerca de 2.800 pessoas enviaram suas indicações por meio de um formulário disponibilizado pela SMC. Dentre as indicações, 600 inscrições foram realizadas para o prêmio que abrange personalidades, coletivos e instituições que se destacaram com contribuições relevantes na área cultural em 2020 e usaram a cultura como um elemento de contribuição para a redução dos impactos da pandemia. Durante a pandemia, o Naprocult apoiou inúmeros projetos. Muitos deles foram contemplados com o apoio emergencial pela Lei Aldir Blanc, que regulamenta as ações emergenciais destinadas ao setor cultural.

A premiação foi realizada por meio da entrega da medalha São Sebastião do Rio de Janeiro e do diploma, no dia 1/3, aniversário do município, no Palácio da Cidade. Estiveram presentes a coordenadora do projeto, Marize Figueira, e a pró-reitora de extensão, Ivana Bentes.

Para Marize, A homenagem é sem dúvida uma injeção de ânimo para toda a equipe − formada majoritariamente por estudantes da UFRJ, extensionistas de diversas áreas do conhecimento. Acreditamos que esse reconhecimento fortalecerá ainda mais o alcance do Naprocult, projeto de extensão realizado na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ”.

Desde sua criação, em setembro de 2018, o projeto já promoveu consultorias e oficinas para 273 agentes culturais, artistas, coletivos, movimentos sociais de dentro e de fora da Universidade. Susana Alegría é uma das produtoras que tiveram consultoria oferecida pelo Núcleo. Susana é chilena e arpillerista (técnica de bordado usada por mulheres durante a ditadura de Augusto Pinochet, no Chile, para denunciar violações e driblar a censura) e desenvolvia seus projetos em favelas do Rio de Janeiro. Ela procurou o Núcleo pela necessidade de oficializar as ações que desenvolvia. O Naprocult me deuxa0orientação, metodologia e ferramentas para organizar meu trabalho, que finalmente se tornou um projeto internacional. Muitas pessoas, assim como eu, têm a ideia e o compromisso de realizar um projeto, masxa0não sabem como fazer exa0não têm a linguagem técnica para executá-lo. Iniciativasxa0como o Naprocult nos preparam para enfrentar esses novos desafiosxa0da maneira certa, potencializando nossas capacidades.

O Naprocult presta atendimentos no formato de consultorias gratuitas e individualizadas,xa0nas áreas de elaboração de projetos culturais, captação de recursos, produção executiva e prestação de contas. É um espaço aberto a artistas, coletivos, agentes culturais, movimentos sociais, produtores e gestores culturais ou a qualquer pessoa de dentro ou de fora da UFRJ interessada em desenvolver alguma ação artístico-cultural.