Categorias
Pelo Campus

UFRJ tem especialização em Administração Universitária Federal

Curso gratuito recebe inscrições até 21/2 e é voltado a técnicos-administrativos e professores de instituições federais de ensino

Até 21/2 a UFRJ receberá inscrições para 25 vagas remanescentes na pós-graduação em Administração Universitária Federal, que terá sua primeira turma agora em 2021. A especialização é gratuita e voltada a professores e técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), com preferência para aqueles vinculados à UFRJ. O processo seletivo terá três fases: análise curricular, análise da carta de apresentação e entrevista.

A duração do curso é de um ano (360h) e as aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 12h30, com início previsto em 15/3. Com a pandemia de COVID-19, as atividades serão exclusivamente remotas, por meio das plataformas digitais. Com parceria da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), a pós-graduação é organizada pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc/UFRJ).

“O curso pretende contribuir para o aperfeiçoamento dos processos, tecnologias, estruturas, pessoas, ambiente e dinâmica administrativa e acadêmica institucional das universidades públicas, colaborando com o desenvolvimento do ambiente universitário, refletindo sobre suas dinâmicas organizacionais, dificuldades e potencialidades, propondo diagnósticos, além de métodos e técnicas para a melhoria da gestão das instituições universitárias. Seu principal objetivo é proporcionar o aprimoramento profissional, técnico-científico e acadêmico no âmbito das universidades públicas, particularmente junto ao público que atua na administração universitária”, afirma o professor Antonio José Barbosa de Oliveira, da coordenação do curso. 

A pós-graduação terá 11 disciplinas: 1) Conjuntura do Ensino Superior no Brasil; 2) Planejamento Estratégico em Instituições Universitárias; 3) Gestão Orçamentária e Financeira; 4) Sistemas de Informação na Administração Universitária; 5) Mecanismos de Avaliação e Desempenho no Ensino Superior; 6) Inovação e Gestão do Conhecimento; 7) Fundamentos do Pensamento Administrativo; 8) Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional; 9) Pesquisa e Análise de Dados; 10) Fundamentos da Administração Pública; 11) Internacionalização e Cooperação Internacional nas Universidades, além dos Seminários de Monografia I e II.

Como se inscrever

Até 21/2, os interessados devem enviar email para adm.universitaria@facc.ufrj.br, inserindo no assunto: “CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA FEDERAL – TURMA 2021 – [NOME COMPLETO DO CANDIDATO]”. No email, os candidatos precisam anexar a seguinte documentação em PDF:

  • Formulário de inscrição preenchido − disponível nas páginas do curso  (http://administracaouniversitariafederal.blogspot.com) e da PR-4 (https://pessoal.ufrj.br).
  • Curriculum vitae, preferencialmente no modelo da plataforma Lattes, contendo os dados essenciais sobre as trajetórias acadêmica e profissional. 
  • Cópia do histórico escolar completo do curso de graduação. 
  • Cópia do diploma de graduação, da declaração de conclusão do curso de graduação ou da declaração de previsão de colação de grau até o dia 1/3/2021.
  • Cópia de documento atualizado que comprove a vinculação institucional como servidor técnico-administrativo ou docente da UFRJ ou de outra instituição federal de ensino superior.
  • Documento do superior hierárquico manifestando concordância com a liberação para participação nas atividades do curso, caso seja aprovado, às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 12h30, enquanto durar o calendário acadêmico do curso (março de 2021 a março de 2022).
  • Carta de apresentação, de duas a três páginas (Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5), em que deverá constar exposição sobre: 
  1. experiências profissionais e acadêmicas anteriores e atuais; 
  2. razões que levam o candidato a buscar o curso de especialização em Administração Universitária Federal;
  3. expectativas em relação ao curso;
  4. tema, questão ou área de estudo em que o candidato tem interesse em desenvolver suas atividades de estudos e pesquisa;
  5. perspectivas/intenções profissionais e acadêmicas do candidato após a conclusão do curso.

Leia o edital na íntegra e acesse o site da pós-graduação.