Categorias
Meio Ambiente Pelo Campus

Organizações preparam relançamento do Projeto Mar sem Lixo

Mais de 20 instituições, incluindo a UFRJ, se reunirão no sábado (27/2) para discutir os próximos passos da limpeza da Baía de Guanabara

Na terceira semana de março de 2020, estava previsto para acontecer um grande evento focado na limpeza da Baía de Guanabara: mais de mil pessoas estavam inscritas para atuar no Projeto Mar sem Lixo − Mutirão do Plástico, que incluía a limpeza das praias da Ilha do Fundão. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, o projeto foi adiado e agora os organizadores buscam a sua retomada.

Tendo isso em vista, no próximo dia 27/2, a ONG Mar sem Lixo − idealizadora do projeto − se reunirá na UFRJ para pensar o relançamento desse movimento. O encontro, que está sendo viabilizado pela Prefeitura Universitária da UFRJ, contará com a participação de mais de 20 instituições parceiras, como a ONG One Earth One Ocean, colônias de pescadores e a UFRJ, que será representada pela reitora, Denise Pires de Carvalho, e por outros integrantes da Reitoria.

O objetivo da reunião, que será realizada ao ar livre, é estabelecer uma nova data para o início do longo processo de limpeza da Baía de Guanabara, que tem como foco a retirada do lixo das margens, a colocação de barreiras nos rios e outras ações de limpeza. O ponto de partida será a Ilha do Fundão, nesse mesmo dia, com a limpeza da orla do campus no trecho conhecido como “Prainha”. A mobilização acontecerá das 9h às 12h.

As ações mais efetivas deverão ser iniciadas a partir de maio de 2021 ou quando a maioria da população estiver vacinada e a pandemia de COVID-19 estiver em fase controlada ou mais segura para a realização de ações presenciais que necessitem de maior número de participantes.