O Laboratório de Inovação Tecnológica e Social na Saúde (Labitss), vinculado ao Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ, busca solucionar problemas do dia a dia de maneira positiva e eficiente. Com um trabalho voltado para o Design Thinking e para a experiência do usuário, a iniciativa apoiará, ainda em janeiro, uma maratona de inovação no serviço público.
Segundo Thatiana Fernandes, professora do Iesc e coordenadora do laboratório, o Labitss tem como objetivo principal permitir a maior difusão de inovação para alunos, professores e técnicos-administrativos, realizando oficinas e palestras online, entre outras atividades. O projeto de extensão é formado por uma equipe multidisciplinar com representantes da Saúde Coletiva, Enfermagem, Comunicação Visual e Design.
Maratona de inovação
Entre os dias 29 e 31/1, o projeto participará do iLabthon, primeira maratona para criação de laboratórios de inovação no serviço público. Tathiana explica que o Labitss está apoiando o evento por meio de mentoria e palestra a fim de incentivar outros servidores públicos a se engajarem na mudança do serviço público.
Durante o fim de semana, as equipes deverão ter entre duas e sete pessoas, podendo ser formadas apenas por servidores, ou serem mistas, com servidores, estudantes e outros membros. Os participantes criarão um laboratório de inovação no setor com o apoio de mentores de diversas especialidades. Qualquer tipo de laboratório poderá ser criado: transformação digital, inovação aberta, serviços públicos, educação, gestão, compras públicas, saúde etc.
As inscrições estarão abertas até o dia 27/1 e deverão ser feitas pelo site do evento. (https://bit.ly/ilabthon)