Bossa Criativa e Casa do Choro lançam shows e oficinas gratuitos

Com curadoria da Escola de Música, os vídeos serão lançados ao longo do primeiro semestre de 2021

Foi lançada no último dia 19, a série Casa do Choro, composta por um conjunto de 50 vídeo-oficinas e quatro shows gratuitos, que abordam história, prática e performances desse gênero musical desde seu surgimento. O lançamento é parte da iniciativa Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e conta com curadoria da Escola de Música.

Ao todo são 54 vídeos divididos em quatro módulos e lecionados por professores como Cristóvão Bastos, Mauricio Carrilho, Bia Paes Leme e Luciana Rabello, entre outros. Nos três primeiros, serão abordados temas como a história do choro, compositores mais marcantes, além de análises de peças relevantes. O último é composto por minishows e traz quatro apresentações com os conjuntos Água de Moringa e Trio Julio, gravadas ao vivo no Auditório Gnattali, da Casa do Choro, especialmente para o projeto. O repertório combina clássicos do gênero com músicas de compositores atuantes no choro do século XXI.

Os episódios serão publicados de forma seriada durante todo o primeiro semestre de 2021 e poderão ser acessados pelo site www.bossacriativa.art.br e pelo canal Arte de Toda Gente, no YouTube. A produção é do Instituto Casa do Choro.