Atualizado às 11h13 de 8/1/2021
Após o Brasil ter ultrapassado o número dramático de 200 mil mortes pela COVID-19 na última quinta-feira, 7/1, a Reitoria da UFRJ decidiu decretar luto oficial de três dias, a contar a partir desta sexta-feira, 8/1, em memória das vítimas, muitas delas da própria Universidade. Ficam proibidas celebrações, comemorações ou festividades na instituição até domingo, 10/1.
O Brasil já acumula mais de 7,9 milhões de casos da pandemia e é o segundo país do mundo com mais mortos pela doença causada pelo novo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos. O mundo já soma mais de 88 milhões de casos e 1,8 milhão de pessoas que não resistiram à doença e morreram.
A Reitoria declarou que lamenta profundamente cada vida perdida. Muitos dos que se foram eram alunos, professores, técnicos-administrativos e terceirizados, constituindo perda inestimável à UFRJ. “Para além da quantidade alarmante de vidas ceifadas que nos dá um recado, o Brasil perde um pouco de si mesmo, da sua história, da sua gente”, lembra.
Ouça o depoimento da reitora Denise Pires de Carvalho:
Mantenha-se em atenção sobre o novo coronavírus
- Fique em casa. Se não puder, use sempre máscaras e corretamente, ou seja, sem deixar nariz e/ou boca descobertas, e tocando apenas nas alças quando retirar.
- Mantenha-se distante de outras pessoas, mesmo utilizando máscara. Ela não limita totalmente a passagem de gotículas externas.
- Evite ambientes fechados e com baixa ventilação.
- Lave sempre bem as mãos, utilizando água e sabão. Na impossibilidade, utilize álcool 70%.
- Evite estar em espaços com aglomeração.
- Evite levar as mãos aos olhos, nariz e boca.
- Rejeite informações falsas.
Saiba mais como se proteger em https://coronavirus.ufrj.br/orientacoes-para-a-sociedade/