Pelo Campus Sociedade

Inspirados em Paulo Freire, pesquisadores discutem desigualdades

II Seminário Internacional Desigualdades na Educação, promovido pelo Instituto Nutes, vai até 4/12

Começou hoje (23/11) e vai até 4/12 o Seminário Internacional Desigualdades na Educação: Desafios para o Ensino de Ciências e Saúde. O evento é parte das comemorações do centenário de nascimento do educador pernambucano Paulo Freire.

Durante duas semanas, 26 convidados de diferentes áreas de conhecimento dialogam sobre a atualidade do pensamento freireano em interface com as discussões sobre desigualdades e a decolonialidade. A organização é do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, que se inspirou na obra do educador para definir não somente as temáticas, mas a estrutura do evento.

“A expectativa é fazer o diálogo entre a ciência e os movimentos sociais, professores de educação básica, profissionais de saúde, alunos de graduação e pós-graduação. Devemos envolver o máximo de pessoas possível para pensar nos desafios de estar num país como o Brasil, em que a desigualdade é profundamente grave e duradoura. Como isso impacta nossa prática docente, de pesquisa? E como podemos reagir e atuar diante dessa situação?”, explica Alexandre Brasil, diretor do Nutes.

Programação

O seminário conta com três sessões: Saberes, Leituras e Diálogos. A primeira tem duas mesas-redondas. A segunda exibe três conferências internacionais, previamente gravadas e traduzidas. Já a terceira é dedicada a promover encontros entre autores e autoras que tratam diretamente da obra de Freire e de temas articulados com o seu pensamento. No caso da sessão Leituras, as gravações ficam disponíveis a partir de hoje, e, até 27/11, os inscritos podem enviar comentários e questões para que os conferencistas voltem a falar com o público e respondam, ao vivo, na segunda semana do evento.

As atividades ocorrem de forma remota, no canal do Instituto Nutes no YouTube. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Para participar, é necessário fazer inscrição neste endereço: https://seminariodesigualdades.eventbrite.com.br. A programação completa também está disponível no site do evento. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail seminarios@nutes.ufrj.br.