Cultura Pelo Campus

A Escola de Música não pode parar

A produção continua em ritmo acelerado, respeitando as restrições impostas pela COVID-19

O antigo prédio em que funciona a Escola de Música (EM) da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro, sempre foi marcado pela movimentação: o vai e vem de alunos, professores e extensionistas era parte da rotina. No início de 2020, muitos projetos estavam a todo vapor quando foi decretada a pandemia de COVID-19. Foi necessário, então, um novo planejamento, novos tipos de projetos e, acima de tudo, muita criatividade.

Como parte desses novos projetos, a UFRJ firmou uma parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e juntas estão desenvolvendo três deles, que integram o Programa Funarte de toda gente: Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) e Um novo Olhar.

Parceria entre a Funarte e a UFRJ

O projeto Bossa Criativa é desenvolvido por meio de duas vertentes: programação de espetáculos on-line com artistas de todo o Brasil e capacitação em formas artísticas e economia criativa. As oficinas são gratuitas, oferecidas de forma on-line, e ficam disponíveis no site do projeto (https://www.bossacriativa.art.br/). Para participar, não é necessário realizar inscrição.  Entre as oficinas oferecidas sobre economia criativa, estão as oficinas de captação de recursos, produção cultural e elaboração de projetos culturais. Já a capacitação artística conta com oficinas de cavaquinho, bandolim, viola, entre outras. Os espetáculos on-line têm apresentações de artistas como Pedro Amorim e Pedro Miranda, do coreógrafo Renato Vieira, da cantora Lucina e do sanfoneiro Mestrinho. Assim que terminar o período de pandemia, a iniciativa contará com diversos eventos presenciais em cidades brasileiras que compõem o Patrimônio Mundial Histórico e Natural da Unesco.

Com foco no apoio à capacitação pedagógica de projetos orquestrais de inclusão social em todo o Brasil, o projeto Sinos é composto por oito linhas de ação, pedagogia para cordas, Projeto Espiral – capacitação instrumental de jovens músicos, Sinos e-Orquestra, Academia de Regência, Academia de Ópera, Projeto Orquestra, Orquestra/Instituição Parceira e festivais de música, sendo as quatro últimas atividades presenciais previstas para 2021. No momento, apenas atividades on-line estão sendo desenvolvidas – cursos, oficinas e publicações, disponibilizados de modo virtual, gratuitamente, mediante inscrição. Para conhecer melhor a iniciativa, visite o site https://sinos.art.br/.

Acessibilidade e inclusão social são os focos do projeto Um novo olhar. A ação reunirá cursos de capacitação em arte-educação (que incluirão conteúdo acessível a pessoas com deficiência), destinados especialmente a professores do ensino fundamental. As atividades acontecerão na forma de lives, transmitidas pelo canal Arte de Toda Gente no Youtube, permanecendo disponíveis após sua conclusão. O projeto prevê ainda apresentações, palestras e oficinas de regência coral.

Demonstrações das atividades em forma de vídeo

A Escola de Música tem realizado também o projeto Presente aqui de casa, que mostra um pouco do que a EM faz, por meio de vídeos curtos, muitos deles criados em regime de colaboração on-line, reunindo alunos, técnicos-administrativos e  docentes. Profissionais como Cristiano Vogas(pianista acompanhador da Escola de Música), o professor Paulo Pedrassoli, a professora Tamara Ujakova, Ricardo Tuttmann (professor do Departamento Vocal da EM), entre outros, já fizeram apresentações, que podem ser vistas no site da EM.

Além de todas essas atividades, ainda resta fôlego para a produção do Ópera na UFRJ, um projeto interdisciplinar realizado entre a EM, a Escola de Comunicação (ECO), a Escola de Belas Artes (EBA), entre outras unidades da Universidade. O projeto é um dos mais antigos realizados pela EM e já teve 84 edições, segundo o setor de comunicação da unidade. Neste ano, a peça escolhida foi La Cambiale di Matrimonio, com música de Gioachino Rossini e libreto de Gaetano Rossi, que está sendo toda montada de forma virtual, baseada em animação.

A equipe da Escola de Música da UFRJ vem criando formas alternativas para desenvolver seu trabalho mediante as restrições da COVID-19. Afinal, a produção cultural não pode parar. A agenda completa de atividades pode ser conferida no site http://musica.ufrj.br/.