A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio de sua Escola de Música (EM), e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) promoverão, nos dias 5 e 6/8, como parte do projeto Um Novo Olhar, do programa Funarte de Toda Gente, o encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade. O evento, em formato inicialmente apenas on-line, contará com palestras e mesas-redondas compostas por especialistas de todo o país que debaterão as diferentes perspectivas da arte-educação acessível e inclusiva.
Com o projeto, a Funarte, principal fomentadora, promotora e incentivadora governamental de atividades artísticas no Brasil, e a Escola de Música da UFRJ pretendem estabelecer uma parceria estratégica que visa promover políticas sociais públicas de acessibilidade no ambiente cultural. E, para melhor traduzir experiências, sotaques e diferentes perspectivas, profissionais que atuam na promoção da cultura acessível em diversas instituições abordarão, nos dois dias de evento, entre outros temas, o contexto da arte-educação inclusiva no Brasil, os desafios da formação de professores em diferentes áreas do campo das artes e da cultura e a contribuição dos espaços culturais na formação desses professores.
Segundo Marcelo Jardim, maestro, vice-diretor da EM e coordenador do projeto, “a arte, tratada pedagogicamente, é capaz de construir pontes e estabelecer diálogos em todas as linguagens”. Por isso, Um Novo Olhar em Arte/Educação + Acessibilidade é a primeira das três frentes do projeto Um Novo Olhar, que tem a linguagem inclusiva e a acessibilidade como principais objetivos comuns.
O encontro virtual se dedicará à oferta de capacitação em arte-educação para acessibilidade, destinada especialmente a professores do ensino fundamental. Em sequência, também será lançado o primeiro de sete cursos on-line para apoiar professores no uso das artes como ferramenta facilitadora no trato da pessoa com deficiência. Para participar, será necessário fazer inscrição no site. Os próximos cursos serão disponibilizados ao longo do segundo semestre de 2020 e em 2021.
As demais frentes
Na segunda frente de Um Novo Olhar, composta por ações de canto coral, o projeto oferecerá oficinas on-line de capacitação para regentes de coro infantil, além de material didático, como vídeos e partituras. Todo o conteúdo será produzido a fim de facilitar e tornar as apresentações mais atraentes para as pessoas com deficiência. As oficinas, ministradas por professores da UFRJ, de outras universidades e instituições de ensino e especialistas em canto coral convidados, pretendem proporcionar uma base de conhecimento e recursos técnicos para que os participantes possam melhorar e ampliar a atuação profissional.
A terceira frente do projeto só deverá acontecer a partir do primeiro semestre do ano que vem. Estão previstas oficinas presenciais de regência-coral e arte-educação para professores da rede pública, com foco na acessibilidade. Também haverá oficinas de artes visuais para crianças com deficiência, em diferentes regiões do país. O objetivo é incentivar o exercício da arte, trabalhando habilidades motoras e físicas, estimulando capacidades de percepção, comunicação, expressão e sensibilidade. O desenvolvimento de todo o processo, com a evolução dos trabalhos, será registrado em audiovisual, que dará origem a um documentário e um catálogo para exibição futura.
“No campo das artes visuais e das demais, de igual forma, além de todos os benefícios diretamente terapêuticos, trabalha-se a autoestima das crianças. Nesse sentido, utilizando as artes como ferramentas, os professores são capazes de promover uma melhor acolhida às crianças com deficiência no ambiente escolar. Com a capacitação de regentes, o projeto amplia as possibilidades de atuação desses profissionais para melhor atender as crianças e jovens, com o cuidado da acessibilidade e da inclusão, estimulando o fazer artístico como elemento fundamental na formação humana”, conclui Jardim.
Os interessados poderão acompanhar a transmissão do evento dos dias 5 e 6/8 pelo canal www.youtube/artedetodagente. Para ver a programação e fazer a inscrição nas atividades do projeto, é só acessar: www.umnovoolhar.art.br.
Confira, a seguir, a programação completa do encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade:
5/8 (quarta-feira):
9h50 às 10h − Mesa de abertura institucional
Apresentador − Marcelo Jardim (UFRJ)
10h às 11h30 − Conferência de abertura: “A Arte e o Querer Viver”
Palestrantes − Ana Mae Barbosa (USP) e Ana Amália Barbosa (artista plástica e arte-educadora)
Mediador − Robson Xavier (UFPB)
Apresentadora − Patrícia Dorneles (UFRJ)
14h às 15h30 − Mesa virtual 1: “O Contexto da Arte-Educação Inclusiva no Brasil”
Palestrantes − Robson Xavier (UFPB), Carla Mauch (Mais Diferença) e Maria Cristina da Rosa Fonseca (Udesc)
Mediadora − Patrícia Dorneles (UFRJ)
16h30 às 18h − Mesa virtual 2: “Arte Acessível na Escola: Desafios da Formação dos Professores nas Áreas de Teatro e Dança”
Palestrantes − Emerson de Paula (Unifap), Edu O. (Ufba) e Ana Luiza Faria (artista circense)
Mediador − Jefferson Fernandes (UFRN)
19h às 20h30 − Mesa virtual 3: “O Papel dos Espaços Culturais na Formação, Fomento e Difusão da Arte Acessível”
Palestrantes − Daina Leyton (educadora), Ninfa Cunha (Espaço Xisto Bahia) e José Vinícius de Melo Scheffer (Dragão do Mar)
Mediadora − Patrícia Dorneles (UFRJ)
6/8 (quinta-feira):
10h30 às 12h − Mesa virtual 4: “Arte-Educação Acessível nos Ambientes de Educação Não Formal”
Palestrantes − Larissa Hobi (UFPB), Rodrigo Hübner Mendes (Instituto Rodrigo Mendes) e Helena Holanda (ONG Centro de Atividades Especiais Helena Holanda)
Mediador − Robson Xavier (UFPB)
15h às 16h30 − Mesa virtual 5: “Arte-Educação Acessível na Escola: Desafios da Formação de Professores nas Áreas da Música e Artes Visuais”
Palestrantes − Thelma Alvares (UFRJ) e Lúcia Helena Reily (Unicamp)
Mediadora − Vânia Mefano (UFRJ)
18h30 às 20h − Mesa virtual 6: “Pistas para uma Formação Inventiva: Articulando Arte, Educação e Acessibilidade”
Palestrantes − Rosimeri Dias (Uerj), Raquel Guerreiro (UFRGS) e Virgínia Kastrup (UFRJ)
Mediadora − Laura Pozzana (UFRJ)