Categorias
Cultura Pelo Campus

Projeto Bossa Criativa lança curso para setor cultural

Curso de Gestão Criativa abordará produção de eventos durante distanciamento social

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), promoverá, a partir de 31/8, o curso de Gestão Criativa, que faz parte do projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente. O curso, que já está com inscrições abertas, pretende debater as principais questões ligadas à cultura no Brasil, um dos segmentos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Em época na qual muitas atividades estão restritas ou proibidas a fim de tentar conter a propagação da COVID-19, especialistas na área cultural abordarão, no Gestão Criativa, temas relevantes e atuais. Em lives até dezembro, quinzenalmente, sempre às 18h, pelo YouTube (canal do Arte de Toda Gente), todos os encontros objetivam levantar questões relativas à produção e gestão de eventos, a suas dificuldades, desafios e possíveis soluções para o momento pandêmico.

Uma das especialistas à frente do Gestão Criativa será a produtora cultural, atriz e designer Cacau Gondomar, pós-graduada em Gestão Comercial, com 20 anos de atuação no mercado cultural.  Para ela, “em meio ao surto de COVID-19, a indústria cultural também sofreu consequências, mas o vírus não impede que a arte aconteça. Com tudo ‘em suspenso’, nos sobra tempo para exercitar a criatividade e pensar em novos modelos de se fazer arte. Com as novas tecnologias, conseguimos nos conectar e chegar ao outro, mesmo em tempos de isolamento. Podemos ir até mais longe: criar festivais, debates, experiências virtuais… O mercado de produtores tem concentrado todos os seus esforços neste grande desafio: um novo jeito de fazer arte e como fazer com que ela continue tocando as pessoas”.

O curso, que terá como tema da primeira aula as políticas culturais, abordando a nova Lei Aldir Blanc, Sistema e Plano Nacional de Cultura, também será conduzido pelas especialistas Christiane Campos, doutoranda em Comunicação e produtora cultural pela Universidade Federal Fluminense  (UFF), e Daniele Torres, museóloga, pós-graduada em História da Arte, Gestão Cultural e Comunicação Empresarial, há 22 anos trabalhando com leis de incentivo e captação de recursos.

“A arte, provavelmente, nunca foi tão vista e compartilhada quanto agora, seja ampliando o interesse de quem vê, seja apenas como forma de entretenimento. As janelas estão abertas e, mesmo com certa dificuldade, estamos conseguindo enxergar um mundo de novas possibilidades”, reflete Gondomar, diante do presente isolamento social.

Para fazer a inscrição no curso, acesse https://bit.ly/2Yzcowe. Confira a seguir a programação completa do Gestão Criativa, que fornecerá certificados de participação a quem se inscrever e registrar presença no chat das mesas virtuais:

31/8 − Políticas Culturais: Lei Aldir Blanc, Sistema e Plano Nacional de Cultura
14/9 − Comunicação: Gestão de Redes Sociais para Artistas e Produtores
28/9 − Protocolos de Segurança: Como Acontece o Retorno da Cultura?
5/10 − Cultura Digital: Novos Formatos da Produção Artística na Pandemia
19/10 − Cultura Pós-Pandemia: O “Novo Normal”
9/11 − Práticas e Complementações dos Cursos: Prestação de Contas Como Você Nunca Viu!
23/11 − Práticas e Complementações dos Cursos: Captação Sem Lei!
7/12 − A Experiência 2020: Saldos e Legados do Ano Pandêmico