UFRJ decreta luto oficial de 3 dias após 100 mil mortes por COVID-19

Brasil atingiu marca de 100 mil mortes no último sábado, 8/8

Neste domingo, 9/8, a Reitoria da UFRJ decretou luto oficial de três dias após o Brasil atingir 100 mil mortes por COVID-19 no sábado, 8/8. O país já acumula mais de três milhões de casos da doença.

No mundo, a pandemia provocada pelo novo coronavírus já atingiu mais de 19 milhões de casos e ultrapassou 700 mil mortes, o que significa que, grosso modo, a cada sete vidas perdidas no mundo por COVID-19, uma é do Brasil.

Leia na íntegra a decisão da Reitoria pelo luto:

No último sábado (8/8), o Brasil atingiu, lamentavelmente, a triste marca de 100 mil vidas perdidas para a COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. São 100 mil famílias enlutadas que choram a dor de terem perdido seus entes queridos. Muitos deles da própria comunidade universitária da UFRJ, dentre alunos, professores, técnicos-administrativos e terceirizados. Perdas irreparáveis à Universidade.

Destacamos também os profissionais de saúde que estavam na linha de frente no combate à doença que tiveram seus sonhos interrompidos, atendendo à vocação de ajudar o próximo e que, infelizmente, não resistiram.

Não podemos banalizar 100 mil mortes. Queremos frisar que, para além da quantidade alarmante que nos dá um recado, o Brasil perde um pouco de si mesmo, da sua história, da sua gente.

A UFRJ lamenta profundamente cada vida perdida e, em solidariedade e respeito a cada um destes brasileiros, a Reitoria decreta luto oficial de três dias.

Neste momento de profusa aflição no Brasil e no mundo em que uma doença nos pegou de surpresa e que ainda precisa ser mais explorada cientificamente, a UFRJ decidiu ir para o enfrentamento da COVID-19 e agiu com determinação e seriedade, como deve ser feito, usando a ciência como fundamento. Dentre as diversas iniciativas, desenvolvemos o protótipo de um respirador mecânico 10 vezes mais barato para distribuir aos hospitais públicos do estado do Rio e um teste sorológico inovador, de baixo custo, para detectar imunoglobulinas no soro, identificando pessoas já expostas ao vírus, mesmo as assintomáticas. Além disso, coletamos e realizamos cerca de 14 mil testes moleculares RT-PCR nas cidades do Rio e Macaé. Participamos da validação dos testes sorológicos rápidos em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Produzimos, ainda, cerca de 70 mil litros de álcoois e iniciamos programas voluntários de acolhimento aos familiares dos mais de 700 pacientes com COVID-19 atendidos no nosso Complexo Hospitalar, após a abertura de leitos de CTI e enfermarias destinados exclusivamente àqueles com a doença na forma mais grave.

Fiel a seu símbolo representado pela Minerva – que exalta a sabedoria e a estratégia de guerra –, a UFRJ seguirá firme em sua missão de contribuir para o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural da sociedade por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a formação de uma sociedade justa, democrática e igualitária. A UFRJ não rejeitará sua vocação fundadora de servir à sociedade brasileira.

9/8/2020

Reitoria da UFRJ