Categorias
Pelo Campus Sociedade

Por uma escrita acadêmica afetiva

UFRJ oferece curso de extensão voltado a pesquisas com foco em gênero, sexualidades e relações étnico-raciais

A UFRJ realiza, de 15/8 a 4/12, o curso de extensão Introdução à Escrita Acadêmica. Planejado em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o curso volta-se para o desenvolvimento de pesquisas interseccionais, com foco em gênero, sexualidades e relações étnico-raciais. As inscrições vão até 10/8 e podem ser feitas no site www.sgce.tic.ufrj.br.

O curso é destinado, preferencialmente, a pessoas negras, indígenas e LGBTI+ com interesse em mestrado e doutorado. Também estão convidadas as pessoas que desejam ingressar em cursos de pós-graduação ligados às áreas de Humanidades (Letras, Educação, Comunicação, Artes, Audiovisual etc.) e queiram produzir pesquisas que reflitam sobre esses marcadores de diferença.

A ideia é realizar encontros com tutoras para discutir leituras, trocar saberes e observar as possibilidades da escrita. “O curso está atravessado pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, e compreende a escrita como um processo orgânico de cuidado, afeto e potência”, define a organização.

Os encontros serão virtuais e transmitidos pelo canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão. Para a seleção é necessária uma carta de intenções. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vrkabral@eba.ufrj.br .