Institucional Pelo Campus

Democratizar o ensino é preciso: UFRJ lança dois programas de auxílio

Mais de seis mil estudantes serão beneficiados com novas iniciativas

Democratizar e ampliar as condições de permanência na UFRJ em meio à pandemia da COVID-19 foi o objetivo da Reitoria e da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7) ao lançar dois auxílios na última quinta-feira (16/7), iniciativa que agora deve beneficiar mais de seis mil alunos. No fim de junho, a Universidade criou um programa para distribuição de 13 mil kits internet a estudantes da UFRJ. Foi o maior edital do tipo no país.

Estes são os novos auxílios:

“Assim que ocorreu a suspensão das atividades acadêmicas, imediatamente a equipe da PR-7 se reuniu e começamos a discutir quais as ações necessárias para serem implementadas. Considerar a situação de vulnerabilidade socioeconômica de muitos de nossos estudantes sempre foi um dos focos de trabalho”, afirma Roberto Vieira, pró-reitor de Políticas Estudantis.

Conheça os auxílios recém-lançados

Programa de Auxílio Inclusão Digital – Equipamentos

Este programa ofertará aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica (com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio) as condições técnicas necessárias para o acesso à internet, por meio de auxílio financeiro no valor de mil reais, que será pago em parcela única, para aquisição de equipamentos eletrônicos de informática, ou auxílio financeiro no valor de cem reais para aquisição de modem para permitir o acesso à internet.

Serão atendidos até seis mil estudantes matriculados em cursos de graduação presencial e até 450 estudantes matriculados em cursos de mestrado e doutorado.

Auxílio Emergencial Temporário

O valor do Auxílio Emergencial Temporário é de R$ 200 e tem previsão de duração de três meses, podendo ser alterada. O programa é válido apenas para estudantes de graduação.

O aluno não deve possuir nenhum dos auxílios financeiros da PR-7, exceto o Auxílio Inclusão Digital e/ou o Auxílio Inclusão Digital – Equipamentos.

Inscrições

As inscrições serão realizadas por meio do Sistema de Gestão Acadêmica (Siga/UFRJ) e os alunos precisam atender aos critérios estabelecidos nos editais.

Inscrições20 a 24/7/2020 (inscrições no Siga)
Resultado30/7/2020
Recursos31/7 a 4/8/2020

Para mais informações, acesse o site da PR-7.