Categorias
Institucional Memória

UFRJ participa de Marcha Virtual pela Ciência

Iniciativa da SBPC traz o tema “Pacto pela Vida” e discute a pandemia da COVID-19. Evento é nesta quinta-feira, 7/5

A Marcha pela Ciência, organizada anualmente pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ganhou mais um termo em 2020: virtual. Com vasta programação on-line, o evento será realizado nesta quinta-feira, 7/5, ao longo de todo o dia, pelas redes sociais. A UFRJ, que é parte desse encontro, convida todos para que, direto de casa, participem também.

Neste ano, as atividades têm como tema central o “Pacto pela Vida” e abordam a pandemia da COVID-19, bem como suas implicações. “Estamos isolados em casa, mas não desligados e desconectados de tudo o que está nos acontecendo, seja do ponto de vista da saúde pública, seja em relação aos aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais”, comenta Débora Foguel, docente do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ e conselheira da SBPC. “Vamos discutir também a ciência e a tecnologia no Brasil, e como elas podem ajudar na superação da grave crise sanitária e econômica que vivenciamos”, complementa Ildeu Moreira, professor da UFRJ e presidente da SBPC.

Amilcar Tanuri, professor do Instituto de Biologia (IB) da UFRJ e coordenador do Laboratório de Virologia Molecular, considera o evento importante para evidenciar a “vitalidade da ciência” mesmo em tempos de crise. Tanuri estará em um painel nacional, das 10h30 às 12h, comentando as ações da Universidade no enfrentamento da COVID-19: “Falarei sobre o trabalho que a UFRJ tem feito, mostrando dados importantes tanto para o monitoramento da epidemia quanto para o esclarecimento da resposta imune dos seres humanos ao SARS-CoV-2”.

Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ, também participará de um debate, às 18h30, na programação regional. Convidada pela Associação de Pós-Graduandos (APG) da UFRJ, ela estará ao lado de Luísa Massarani, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conversando sobre “a universidade e a informação científica em tempos de coronavírus”.

A programação completa pode ser conferida aqui. Os seminários estarão disponíveis em www.portal.sbpcnet.org.br e no canal da SBPC no YouTube (@SBPCnet). Além de acompanhar os seminários, o internauta ainda poderá participar de mobilizações pelo Twitter, às 12h e às 18h, usando as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência. Por meio de um aplicativo que registra a presença do público em manifestações virtuais, o manif.app, a pessoa também poderá se reunir com os cientistas em frente ao Congresso Nacional. Saiba mais aqui.