Memória Pelo Campus Saúde

UFRJ edita normas para o centro de triagem diagnóstica de coronavírus

São 240 testes diários, sendo 50% para o corpo social da UFRJ e a outra metade para o público externo

Na última segunda (27/4), o Centro de Triagem Diagnóstica para COVID-19 da UFRJ atualizou as normas que regulamentam o público-alvo dos testes na Universidade.

Serão realizados 240 testes por dia, sendo 120 vagas para o corpo social da UFRJ e a outra metade para o público externo, considerando as orientações relacionadas abaixo.

Atendimento ao corpo social da UFRJ

Das 120 vagas diárias oferecidas, 70 são para coletas de primeira vez e 50 são para recoleta. Podem realizar o teste profissionais de saúde do Complexo Hospitalar e de Saúde (CHS/UFRJ) que façam parte da força ativa de enfrentamento da pandemia, profissionais de outras áreas e gestores da UFRJ que estejam atuando no combate à COVID-19, acadêmicos e outros voluntários das ações de enfrentamento da pandemia realizadas na UFRJ, alunos da Residência Estudantil e Vila Residencial.

Para realizar o teste, é necessário apresentar carteira ou crachá comprovando vínculo de trabalho com a UFRJ e encaminhamento dos setores responsáveis nas unidades do CHS ou autorização da Coordenação Clínica do Centro de Triagem Diagnóstica (impressa ou digital).

Atendimento ao público externo

Das 120 vagas diárias oferecidas, 70 são para coletas de primeira vez e 50 são para recoleta. Podem realizar o teste profissionais de saúde das seguintes unidades: os hospitais federais já cadastrados (Andaraí, Bonsucesso, Ipanema, Lagoa, Servidores, Instituto Nacional do Câncer – Inca, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad – Into e Hospital de Força Aérea do Galeão – HFAG), as Coordenações de Emergência Regional (CERs) Leblon e Ilha, os hospitais municipais Miguel Couto e Evandro Freire e os Centros Municipais de Saúde (CMSs) Necker Pinto e Marcolino Candau.

Para validação, é preciso apresentar carteira ou crachá comprovando vínculo de trabalho com a respectiva unidade de saúde e encaminhamento formal da unidade de saúde ou autorização da Coordenação Clínica do Centro de Triagem Diagnóstica (impressa ou digital).

Atendimento é apenas para sintomáticos

Cabe destacar que apenas sintomáticos e sem critérios de gravidade são elegíveis, seja para o corpo social da UFRJ, seja para o público externo. O horário de entrada na unidade é das 8h30 às 11h30, mediante senha e limitação de vagas.

Os testes são realizados no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) e não é permitido o acesso de acompanhantes. Os profissionais que se encontram incapacitados para se dirigirem sozinhos ao Centro de Triagem deverão ser levados pelos seus acompanhantes para atendimento em uma emergência.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para covid19@reitoria.ufrj.br.