Conexão Pelo Campus

Conhecendo a UFRJ recebe mais estudantes e amplia debate sobre carreiras

Entre os dias 23/5 e 25/5, a UFRJ recebeu mais de 15 mil estudantes de escolas públicas e particulares no evento Conhecendo a UFRJ, organizado pela Divisão de Cultura e Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5). O número representa quase o dobro em relação à edição do ano passado.

Pela primeira vez em sua história, o evento foi realizado em três dias – e não em dois, como nos anos anteriores. A equipe da PR-5 explicou que foi necessário esse aumento para que mais escolas pudessem ser alcançadas.

Imagem colorida do reitor da UFRJ, Roberto Leher, discursando no Conhecendo a UFRJ 2017.
O reitor da UFRJ, Roberto Leher, discursa no Conhecendo a UFRJ 2017. Foto: Diogo Vasconcellos (CoordCOM / UFRJ)

“Foram mais de 839 pessoas na equipe deste ano. Com o terceiro dia de evento, ele cresceu e proporcionou mais conhecimento e interação aos estudantes e professores presentes”, afirmou Marise Filgueira, integrante da equipe de coordenação do evento e da Divisão de Cultura da PR-5.

O Conhecendo a UFRJ aconteceu na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, na Cidade Universitária, e contou com a presença de 15.470 alunos de ensino médio e 688 alunos de graduação, sendo 188 bolsistas e 500 voluntários. Neste ano, o número de vagas para escolas públicas foi superior ao de escolas particulares, totalizando 166 contra 127.

Tenda Cultural foi ampliada este ano

O evento deste ano contou com algumas novidades que estimularam ainda mais a participação dos presentes. A Tenda Cultural deste ano foi ampliada e contou com 14 apresentações artísticas de alunos, professores e profissionais da música. Foram necessários dois corredores para acomodar os estandes, que ficaram sob a responsabilidade de cerca de 100 bolsistas.

Imagem colorida da Tenda Cultural.
Tenda Cultural. Foto: Nathalia Werneck (CoordCOM / UFRJ)

Além disso, foram realizadas atividades voltadas aos professores, como rodas de conversa sobre temas variados do meio acadêmico. “Isso estimulou uma maior participação dos professores no evento, que antes só acompanhavam os alunos e os direcionavam sobre as carreiras.”, ressaltou Marise.

Assim como nas edições anteriores, alunos de libras participaram traduzindo as palestras simultaneamente. Porém, a novidade deste ano foi a participação de alunos surdos na produção do evento. Outra inovação foi a parceria com o TJ UFRJ, o jornal da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, que cobriu o evento e disponibilizará as matérias em seu canal no Youtube em breve.

A opinião dos estudantes

Para os estudantes com dúvidas em relação aos cursos oferecidos pela UFRJ, o evento foi fundamental para esclarecer dúvidas antes da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Imagem colorida de Keilla Rodrigues e Isabelle Magalhães, alunas do Colégio Pedro II de São Cristóvão.
Keilla Rodrigues e Isabelle Magalhães, alunas do Colégio Pedro II de São Cristóvão. Foto: Lusiane Sousa (CoordCOM / UFRJ)

Keilla Rodrigues, 17 anos, aluna do Colégio Pedro II (CPII) de São Cristóvão, disse que o Conhecendo a UFRJ foi muito bem organizado e é uma oportunidade para alargar a visão dos estudantes sobre as diversas áreas do conhecimento.

“Em relação à Biomedicina, que é minha segunda opção, eu tinha um pouco de dúvida sobre o conteúdo que se estuda e sobre as atividades após o fim do curso. E depois da palestra que assistimos, consegui tirar muitas dúvidas”, afirmou.

Isabelle Magalhães, 17 anos, também aluna do CPII de São Cristóvão, destacou que o evento “foi interessante porque a gente só tinha Medicina na cabeça. Aqui, conhecemos áreas como Biotecnologia, Biofísica e outras que são tão interessantes quanto a Medicina”.

Imagem colorida de estudantes que seguram pequenos banners com a hashtag #euqueroUFRJ.
Estudantes seguram pequenos banners com a hashtag #euqueroUFRJ. Foto: Raphael Pizzino (CoordCOM / UFRJ)

Durante o evento, foram distribuídos adesivos e pequenos banners com a hashtag #euqueroUFRJ. A tag foi marcada em mais de 1200 publicações só no Instagram. A PR-5 afirmou que o evento de 2018 será tão grande ou maior do que o deste ano e já planeja as próximas novidades.

Para mais informações, vídeos e fotos do evento, acesse a página do Conhecendo a UFRJ 2017 no Facebook.