Pelo Campus

Simpósio internacional debate disseminação global de vírus

Palestras abordarão arbovírus, vacinas e tecnologia diagnóstica

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove, nos dias 8 e 9/7, o 1⁰ Simpósio Internacional do Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier). O evento discutirá o tema “Saúde no mundo em movimento: mudanças climáticas, mobilidade humana e emergência de novos patógenos” e contará com a participação de renomados pesquisadores nacionais e internacionais, de Moçambique, Reino Unido e Estados Unidos. O simpósio tem inscrição gratuita e será on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da UFRJ no YouTube.

O evento terá palestras sobre processos de disseminação e prevenção de doenças no contexto do pós-pandemia. As apresentações irão abordar o impacto das mudanças climáticas e do trânsito de pessoas pelo mundo no espalhamento de vírus. Os métodos de diagnóstico, os casos de doenças na Amazônia, Moçambique e Angola, além dos desafios na produção de vacinas, incluindo a UFRJ-Vac contra a covid-19, também serão discutidos no evento.

A diretora do Needier, Terezinha Castiñeiras, destaca que o simpósio acontece em momento oportuno porque “nos reerguemos de uma pandemia sem precedentes,  restabelecemos o intenso movimento de pessoas, e enfrentamos dramáticas intempéries climáticas. Agora, precisamos discutir em bases racionais para definir as estratégias mais adequadas de enfrentamento com base no conhecimento científico”.

A pesquisadora falará sobre a trajetória que levou à criação do órgão na abertura do evento. Após a apresentação, o professor Amilcar Tanuri, chefe do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia (LVM/IB), irá palestrar sobre arboviroses nas Américas. Em 2005, o pesquisador foi responsável, em Angola, pelo controle do vírus Marburg, um dos mais letais do mundo

Confira aqui a programação completa, disponível no perfil do Needier no Instagram. Para se inscrever no evento, acesse este link.