Categorias
Conexão

Restaurantes Universitários comemoram 250 dias de café da manhã na UFRJ

Com meia hora extra desde outubro, o café da manhã agora é servido das 7 às 9h, ampliando o acesso dos estudantes à primeira refeição do dia

Para muitos estudantes da UFRJ, começar o dia no campus agora tem cheiro de café passado na hora e de conquista. Nesta sexta, 21, os Restaurantes Universitários completam 250 dias oferecendo café da manhã, um serviço que virou parte do ritual matinal desde que entrou em funcionamento em 17/3/2025. Desde outubro, o horário ficou mais elástico, com direito a meia hora extra: agora é possível garantir o desjejum entre 7 e 9 horas. 

A rotina transformou o café em mais uma refeição garantida para os estudantes, ao lado do almoço e do jantar, ampliando tanto a segurança alimentar quanto as condições de permanência na universidade. Hoje, o desjejum é oferecido em oito unidades (quatro no Fundão, uma no Centro, uma na Praia Vermelha, uma em Duque de Caxias e uma em Macaé) por R$ 2,00, sempre com opção vegana e cardápio planejado por nutricionistas do Sistema Integrado de Alimentação (SIA/PR-7).

Com cerca de 20 mil cafés da manhã servidos por mês, o serviço já virou hábito entre quem chega cedo para estudar ou apenas precisa começar o dia com energia. Na UFRJ, os RUs são administrados pelo Sistema Integrado de Alimentação, vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (SIA/PR-7), que gerencia as políticas e os serviços relacionados à alimentação de estudantes, oferecendo refeições de qualidade, equilibradas e acessíveis  à comunidade acadêmica. 

“A oferta de três refeições ao dia, café da manhã, almoço e jantar, promove o direito humano à alimentação adequada, com qualidade nutricional, e contribui, de forma importante, para a permanência de nossos estudantes. Garantir a oferta de refeições viabiliza condições para permanecer na universidade, especialmente para aqueles que enfrentam insegurança alimentar, pois muitos estudantes vêm de contextos socioeconômicos vulneráveis”, afirma o pró-reitor de Políticas Estudantis (PR-7) da UFRJ, Eduardo Mach. 

Restaurantes Universitários da UFRJ também oferecem almoço e jantar | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Em média, são servidas cerca de 12 mil refeições ao dia, incluindo almoço e jantar, totalizando cerca de 185 mil refeições ao mês. São oferecidas nos RUs duas modalidades de refeição: normal ou vegana. Em 2024, foram servidas 1.862.841 refeições no total.

Atualmente, além do almoço e jantar, o café da manhã também é oferecido aos estudantes da UFRJ no RU Central Edson Luís de Lima Souto, no RU Letras, nas unidades RU 01 e RU 02 do Centro de Tecnologia (CT), no RU Praia Vermelha, no RU Centro (IFCS/IH) e nos restaurantes de Duque de Caxias e Macaé (somente na unidade do Centro Multidisciplinar). Desde março de 2025, são servidos em média 20 mil cafés da manhã por mês, também com a opção vegana. 

A elaboração dos cardápios do café da manhã segue critérios técnicos que garantem equilíbrio nutricional, segurança alimentar e adequação ao perfil dos estudantes, considerando também as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, a sazonalidade dos alimentos, os custos e a aceitação.

“Nossa composição inclui pão como fonte de carboidratos — energia fundamental para iniciar o dia; leite como fonte de proteína de boa qualidade e uma fruta fresca, que contém vitaminas, minerais e fibras importantes. A manteiga aparece como complemento, contribuindo com vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A. Incluímos também o café, bebida tradicional brasileira, que faz parte do hábito alimentar de grande parte da comunidade universitária. Pensando na diversidade alimentar de nossos estudantes, mantemos ainda opções para vegetarianos estritos, fortalecendo a política de inclusão e respeito às diferentes escolhas e necessidades alimentares”, explica Gisele Ferreira, nutricionista do SIA/PR-7.

A elaboração dos cardápios do café da manhã segue critérios técnicos que garantem equilíbrio nutricional | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

A equipe técnica dos RUs é composta por nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética, servidores técnico-administrativos da UFRJ, em sua ampla maioria com mestrado e doutorado. Além da equipe da UFRJ, a empresa contratada para oferecer os serviços também possui nutricionistas em todas as etapas de produção e distribuição das refeições. As empresas prestadoras do serviço contratam aproximadamente 300 trabalhadores, entre cozinheiros, copeiros, auxiliares de cozinha, auxiliares de serviços gerais, estoquistas, entre outros. Em todos os 10 RUs da UFRJ, os trabalhadores se empenham diariamente para ofertar uma alimentação saudável e sustentável para a comunidade da UFRJ.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

RU Central  

De segunda a sexta-feira

Café da manhã: 7 às 9h

Almoço: 11 às 14h15

Jantar: 17h30 às 20h15

Finais de semana e feriados

Almoço: 12 às 14h

Jantar: 17h30 às 19h15

*Recesso e ponto facultativo: mesmo horário do fim de semana

RU 01 CT, RU 02 CT e RU Letras

De segunda a sexta-feira

Café da manhã: 7 às 9h

Almoço: 10h30 às 14h30

Jantar: 17h30 às 20h15

*Finais de semana, feriados e recessos: atendimento somente no RU Central

RU Centro e RU Praia Vermelha

De segunda a sexta-feira

Café da manhã: 7 às 9h

Almoço: 11 às 14h15

Jantar: 17h30 às 20h15

* Não funciona aos finais de semana

RU Faculdade Nacional de Direito (FND)

De segunda a sexta-feira

Almoço: 11 às 14h15

Jantar: 17h30 às 20h15

Não oferece café

*Não funciona aos finais de semana

RU Duque de Caxias

De segunda a sexta-feira

Café da manhã: 7 às 9h

Almoço: 11 às 14h15

Não oferece jantar

*Não funciona no jantar e aos finais de semana

RU Macaé – Unidade Centro Multidisciplinar 

De segunda a sexta-feira

Café da manhã: 7 às 9h

Almoço: 11 às 14h 

Jantar: 17h30 às 20h15

*Não funciona aos finais de semana

RU Macaé – Unidade Nupem

Almoço: 11h30 às 14h 

Jantar: 17h30 às 20h15

Não oferece café

*Não funciona aos finais de semana