Categorias
Conexão

AQUI TEM #7: Arquitetura e Urbanismo 

O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é oferecido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

Nele, o aluno tem acesso a uma formação ampla, reflexiva e interdisciplinar, que o permite atuar conforme sua escolha ou em decorrência das necessidades e oportunidades da sua vida profissional.  Durante a graduação, o futuro arquiteto e urbanista desenvolve a capacidade para agir em situações de crise e contribuir com a construção de soluções inovadoras. Além do domínio dos processos tecnológicos e da pesquisa de inovação, a formação considera aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos. Na FAU se formaram arquitetos, como Oscar Niemeyer, Sérgio Bernardes, Luiz Paulo Conde, Paulo Casé, Janete Costa, Demetre Anastassakis, Margareth Pereira, Miguel Pinto Guimarães, Stéfany dos Santos Silva entre outros.

A partir de uma formação abrangente, autônoma e transformadora, o estudante estará habilitado para trilhar caminhos distintos, relacionados aos múltiplos aspectos do campo profissional e aos seus interesses. E também capacitado para atuar em equipes interdisciplinares no enfrentamento dos problemas contemporâneos mais complexos do campo da Arquitetura e do Urbanismo.

A FAU abrange o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, com aproximadamente 1.400 estudantes, e 6 cursos de pós-graduação, com aproximadamente 350 estudantes – mestrado em Arquitetura, mestrado em Urbanismo, mestrado profissional em Arquitetura da Paisagem, mestrado profissional em Projeto e Patrimônio, doutorado em Urbanismo e doutorado em Arquitetura.

O ingresso no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ se dá principalmente pelo processo seletivo ofertado pelo edital Enem/Sisu, disponibilizado em dois semestres ao ano. Como em todos os outros cursos de graduação da UFRJ, metade das vagas são ocupadas na modalidade “Ação Afirmativa” e a outra metade na modalidade “Ampla Concorrência”. O número de vagas do curso é de 120 por semestre, totalizando 240 vagas por ano.

Em função da liberação de vagas oriundas de evasão ou de outra natureza, há ainda a possibilidade de acesso por meio do Edital TIM (Transferência Externa Facultativa, Isenção de Concurso de Acesso e Mudança de Curso) -, a partir de transferência interna, externa e isenção do vestibular.

As aulas são realizadas na Cidade Universitária, no Edifício Jorge Machado Moreira (JMM) – nome em homenagem ao arquiteto líder da equipe que o projetou entre 1949 e 1961, tendo obtido o primeiro lugar na categoria Edifício público na IV Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo e na IV Exposição Internacional de Arquitetura em 1957. O JMM faz parte dos edifícios icônicos do modernismo brasileiro, e foi tombado pelo IRPH em 2016, conjuntamente com os jardins e painel escultórico de Burle-Marx. O curso acontece em turno integral (matutino/vespertino) e tem duração básica de dez semestres letivos.

Foto 1: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)
Fotos 2, 3 e 4: Aní Coutinho (SGCOM/UFRJ)

Por Júlia Araújo. Sob supervisão da jornalista Vanessa Almeida.