Categorias
Institucional

UFRJ lança manual com diretrizes para retorno presencial pleno

Documento unifica orientações para garantir segurança na Universidade

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 no estado do Rio de Janeiro e a consequente redução de casos graves da doença, a Universidade Federal do Rio de Janeiro definiu o retorno presencial pleno de suas atividades de graduação e pós-graduação para a próxima segunda-feira, 11/4. Atividades administrativas já estavam acontecendo presencialmente. Para que ocorra de forma segura, o Grupo de Trabalho Pós-Pandemia da UFRJ divulgou um conjunto de orientações elaboradas pelas pró-reitorias, áreas da administração superior e por especialistas em saúde pública e biossegurança da própria Universidade, uma das instituições que capitanearam o enfrentamento da doença no país.

O Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 da UFRJ (GT Coronavírus) faz questão de destacar que as ações de monitoramento de risco de infecção e de gravidade da doença serão mantidas. Se houver qualquer mudança no cenário da pandemia devido a alguma nova variante do Sars-CoV-2, ou evento inesperado, novas medidas  serão analisadas.

A coordenadora do GT, professora Fátima Bruno, comenta a importância da leitura do documento: “As diretrizes fornecem um conjunto de dados de saúde, e é muito importante que essas orientações, feitas por especialistas, sejam seguidas para que a segurança seja garantida, tanto dentro quanto fora da Universidade. Cabe a todos os servidores (professores e técnicos-administrativos) e estudantes ler as diretrizes e encaminhar qualquer questionamento às respectivas áreas para que sejam sanadas todas as dúvidas”, afirmou, alertando sobre a existência de uma página, a 38, destinada a informações, na qual consta o contato dos responsáveis por cada área.

O documento na íntegra está disponível aqui

Exigência do comprovante de vacinação

Passaporte Minerva é uma alternativa ao Conecte SUS, para acesso aos ambientes da UFRJ | Foto: Fábio Caffé (Coordcom/UFRJ)

Segundo as diretrizes, todo o corpo social da Universidade deve ter em mãos o comprovante de vacinação contra a covid-19 completo. De acordo com o GT,  “considera-se com esquema vacinal completo o indivíduo que recebeu duas doses ou dose única de acordo com o imunobiológico e a dose de reforço, caso indicado, de acordo com o calendário vacinal do município onde o campus está localizado”.

A apresentação pode ser feita por meio do Certificado Nacional de Vacinação, pelo app Conecte SUS Cidadão, criado pelo Ministério da Saúde, ou do Passaporte Minerva (até o momento só disponível para técnicos administrativos e docentes), criado pela UFRJ e que permite a emissão do passaporte para acesso às dependências da instituição a partir da apresentação, na Seção de Pessoal de sua unidade ou órgão, dos comprovantes de vacinação contra a covid-19. Na impossibilidade de apresentá-los, será necessário apresentar o Certificado de Isenção Temporária de Apresentação de Comprovante de Vacinação para a Covid-19, emitido pelo Centro de Triagem e Diagnóstico (CTD) da Universidade.

Orientações para a o corpo social

Três modelos de máscara estão em destaque sobre um fundo branco. à esquerda, na parte de cima, há um modelo de tecido na cor preta. Abaixo dela, há uma máscara cirúrgica, em azul-claro. à direita, há um respirador PFF2, em azul, com o clipe nasal em metal.
Em mais de um ano de pandemia, diversos modelos de máscara passaram a ser utilizados | Foto: Ana Marina Coutinho (Coordcom/UFRJ)

O GT Coronavírus alerta para a obrigatoriedade do uso de máscaras (inclusive as de tecido, desde que em perfeitas condições e adequadamente posicionadas), além da higienização das mãos e do ambiente. A utilização das instalações da Universidade deve respeitar a capacidade estabelecida para cada local, sem superlotação, não havendo necessidade de adotar distanciamento físico. Para complementar, é preciso promover as boas práticas de limpeza das instalações e oferecer ventilação adequada.

A autoavaliação de sintomas comuns da covid-19, o afastamento imediato da convivência social e a comunicação sobre a suspeita da doença à chefia ou coordenação de curso são atitudes importantes para a garantia da segurança na UFRJ.

Restaurante Universitário

Uso de máscaras é obrigatório nos restaurantes universitários | Foto: Artur Moês (Coordcom/UFRJ)

É obrigatório o uso de máscaras para circulação nas dependências internas dos Restaurantes Universitários (RUs). As máscaras deverão ser retiradas apenas no início das refeições, sendo recolocadas após o término. Durante a permanência no RU, deverão ser mantidas as recomendações de biossegurança, incluindo o distanciamento social de pelo menos 1 metro.

Vigilância e segurança

É importante manter triagem e controle de acesso de pessoas externas à unidade ou à Universidade, permitindo a entrada nas dependências da UFRJ somente de pessoas usando máscaras de proteção facial e que apresentem comprovante de vacinação completa para a covid-19, emitido pelo Sistema Único de Saúde, ou Passaporte Minerva, ou ainda, quando for o caso, o Certificado de Isenção Temporária de Apresentação de Comprovante de Vacinação para a Covid-19, emitido pelo CTD.

Imagem: UFRJ

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França.