Categorias
Pelo Campus

Pesquisadores em zonas de conflito receberão apoio da Faperj se vierem para o Rio

Programa também é uma homenagem a Luiz Pinguelli Rosa

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) abriu as inscrições para o Programa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) do Estado do Rio de Janeiro. Todas as áreas de pesquisa serão contempladas e a iniciativa funcionará em modo de fluxo contínuo, no qual o sistema de submissão da Faperj (SisFaperj) permanecerá aberto até 25 de março do ano que vem (ou até que os recursos disponibilizados se esgotem).

Uma das motivações para a criação do programa é amparar pesquisadores provenientes de áreas conflagradas como a Ucrânia, mas também de quaisquer outros territórios internacionais que estejam em situação de conflito. A Faperj decidiu batizar o programa com o nome do professor Luiz Pinguelli Rosa, que morreu recentemente.  “Decidimos nomear o edital em homenagem ao professor Luiz Pinguelli Rosa, membro da Academia Brasileira de Ciências, professor emérito da Coppe/UFRJ, ex-presidente da Eletrobras e grande incentivador da ciência e da cultura, sempre preocupado com as questões relativas à inclusão social”, disse o presidente da Faperj, Jerson Lima.

Os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto de pesquisa nas ICTs e pelo recebimento do pesquisador-visitante na instituição fluminense deverão encaminhar a proposta, sendo denominados como pesquisadores-anfitriões. O período para realização da mobilidade reversa deverá ser de três a doze meses. Poderão ser solicitados recursos de auxílio à pesquisa básica (APQ1) para a ICT anfitriã onde será realizado o projeto. Para o edital, serão disponibilizados recursos no valor de R$ 10.000.000,00 para apoiar propostas no valor individual máximo de R$ 200.200,00, cada.

Os projetos contemplados poderão ter início a partir de junho deste ano (e, subsequentemente, sempre pelo menos dois meses após a inserção da proposta no sistema). Os resultados serão publicados mensalmente no Boletim Faperj, conforme o prosseguimento de procedimento de avaliação interna. A Assessoria Internacional da Faperj esclarecerá dúvidas pelo email institucional assessoria.internacional@faperj.br.