Institucional Tecnologias

UFRJ e USP pesquisam novas especificações para asfaltos no país

Dnit escolheu as universidades por serem centros de excelência em Engenharia na América Latina

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) firmou parceria com a UFRJ com o objetivo de a Universidade realizar pesquisa para identificar, avaliar e definir critérios de seleção para uma nova especificação por desempenho para ligantes asfálticos. A ideia é auxiliar o Dnit na criação de critérios para aplicação em obras nas rodovias federais, bem como na concepção de novas normas de ensaio para avaliar os efeitos dos ligantes asfálticos sobre o desempenho de misturas asfálticas.

A pesquisa será conduzida pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e terá apoio da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (Eesc/USP). A UFRJ e a USP foram escolhidas por figurarem entre os maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina.xa0

Reunião virtual oficializou assinatura de cooperação técnica entre Dnit, UFRJ e USP | Foto: Reprodução/Dnit

O título da pesquisa é Caracterização de cimentos asfálticos para obras de pavimentação nas rodovias federais e avaliação de suas características em misturas asfálticas regionais dentro das classes definidas no MeDiNa, com proposição de especificações, normas e manuais. O projeto também visa à atualização e à capacitação institucional para realizar projetos de estruturas de pavimentos mais adequadas às condições de tráfego e clima locais.

Este é o segundo Termo de Execução Descentralizada (TED) do Dnit com a UFRJ. O primeiro resultou na criação do Método de Dimensionamento de Pavimentos, o MeDiNa, que requer a avaliação detalhada dos ligantes asfálticos e da influência deles nas características mecânicas dos concretos asfálticos, as quais têm grande efeito no dimensionamento dos pavimentos.

Com informações do Dnit