UFRJ oferece 5.248 vagas para cursos de graduação

São oportunidades para 139 cursos pelo Sisu 2021.1

Se você fez as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma boa notícia: estão abertas até sexta-feira, 9/4, as inscrições para os cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Enem. Inscreva-se aqui.

Ao todo, são 5.248 vagas em 139 cursos nos campi Cidade Universitária, Praia Vermelha, Duque de Caxias e Macaé para ingresso no primeiro semestre de 2021. Alguma das oportunidades deve se encaixar com você: veja aqui a relação completa de cursos, vagas, turnos e campi para o primeiro semestre de 2021 da UFRJ.

“Nesta edição do Sisu, houve uma alteração importante: há oferta de vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Composição de Interior, Composição Paisagística, Comunicação Visual Design, Bacharelado em Dança e Desenho Industrial – Projeto de Produto, que, por força das restrições impostas pela pandemia de COVID-19, excepcionalmente, não contaram com a realização de Teste de Habilidade Específica (THE)”, lembra Gisele Pires, pró-reitora de Graduação da UFRJ.

Gisele Pires é pró-reitora de Graduação da UFRJ | Foto: Artur Moês (Coordcom/UFRJ)

Os candidatos aos cursos oferecidos pela Escola de Música precisam ficar atentos: com o resultado do THE em mãos, é preciso acessar, entre 6 e 9/4, o site do Acesso à Graduação e realizar a inscrição no processo seletivo UFRJ/THE-Enem 2021.1.

Atenção às datas para não perder prazos

O resultado da chamada regular do Sisu 2021.1 será divulgado no dia 13/4. Já o prazo para se inscrever na lista de espera, em caso de não seleção, será de 13 a 19/4. O procedimento para pré-matrícula na UFRJ será de 14 a 19/4 e pela internet. Todas as informações podem ser conferidas na página do Acesso à Graduação e, em caso de dúvidas, envie e-mail para acessograduacao@ufrj.br. A Pró-Reitoria de Graduação prevê que o início das aulas será no dia 28/6, proposta que será submetida aos colegiados superiores da Universidade.

A maior universidade federal do país aguarda por vocês.

Gisele Pires, pró-reitora de Graduação da UFRJ
Foto aérea do campus Praia Vermelha em perspectiva com o Pão-de-Açúcar
Na foto aérea, o histórico campus da UFRJ na Praia Vermelha | Foto: Gabriela d’Araujo (Acervo Coordcom/UFRJ)

A UFRJ

Maior universidade federal do Brasil, a UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do país, com atividade desde 1792 (Escola Politécnica, a sétima escola de Engenharia do mundo e a mais antiga das Américas) e organizada como universidade em 1920. Presença registrada nas 15 melhores posições dos mais diversos rankings acadêmicos na América Latina, a instituição conta, hoje, com 172 cursos presenciais de graduação, 4 de graduação a distância, 315 de especialização e 224 programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Segundo o Ranking Universitário Folha, a UFRJ é a universidade mais inovadora do país, o que também se deve à sua pluralidade: seu corpo social é composto por mais de 65 mil estudantes (desses, todo ano, 5 mil se formam na graduação e 2,6 mil dissertações de mestrado e teses de doutorado são produzidas), 4 mil docentes (dos quais 9 em cada 10 têm doutorado), 3,7 mil técnicos-administrativos atuantes nos hospitais da UFRJ e 5,6 mil em demais unidades.

A Universidade tem estrutura similar à de um município de médio porte. Antes da pandemia de COVID-19, a Cidade Universitária, campus principal, tinha circulação diária de cerca de 100 mil pessoas por dia. Compatível com o seu grau de relevância estratégica para o desenvolvimento do país, a UFRJ formou uma sucessão de ex-alunos notáveis, como o indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Osvaldo Aranha; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; o arquiteto Oscar Niemeyer; os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas; os jornalistas Fátima Bernardes e Ali Kamel; o engenheiro civil Benjamin Ernani Diaz, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto da Ponte Rio-Niterói, a maior da América Latina; e o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a receber a Medalha Fields, prêmio oferecido a matemáticos com até 40 anos e considerado equivalente ao Prêmio Nobel.

Uma das instituições que mais produz ciência no Brasil, a UFRJ possui dois campi fora da capital fluminense: um em Macaé e outro em Duque de Caxias. Com projetos de ponta nas áreas científica e cultural, a antiga Universidade do Brasil tem sob seu escopo 9 hospitais universitários, 13 museus, 1.450 laboratórios, 45 bibliotecas e um Parque Tecnológico de 350 mil metros quadrados, com startups e empresas de protagonismo nacional e internacional.