Categorias
Pelo Campus

Um olhar para os astros

Observatório do Valongo lança guia para observar os fenômenos astronômicos

O Observatório do Valongo da UFRJ preparou um guia para que todos possam acompanhar os principais acontecimentos nos céus este ano: o Efemérides dos Principais Fenômenos Astronômicos 2021. Com ele, qualquer um pode observar, mês a mês, o movimento dos planetas, estrelas, constelações, cometas, meteoros e eventos como eclipses e fenômenos lunares e solares. A publicação lançada em fevereiro é gratuita, basta entrar no site do Observatório do Valongo da UFRJ (OV/UFRJ) para conseguir uma cópia.

O calendário existe desde 2017, mas nesta edição a novidade ficou por conta de novas imagens, a maioria obtida graças a um projeto interativo de divulgação da Astronomia realizado pelo observatório durante a pandemia da COVID-19, que recebeu o nome de “Astronomia através da janela”. De acordo com o astrônomo Daniel Mello, que editou o e-book, as imagens foram enviadas pelo público que participou do projeto ao longo de 2020 e enriqueceram as sessões temáticas da publicação.

Além de mostrar eventos, o calendário traz mapas indicando a posição dos astros em cada estação do ano. “São dicas básicas para que todos possam acompanhar e observar os astros de casa, da janela ou do quintal. Há mapas celestes com indicações diferenciadas para observação a olho nu de eventos como, por exemplo, as fases da Lua ou as chuvas de meteoros. Priorizamos os eventos a olho nu, como conjunções planetárias, superluas, eclipses e tantos outros que podem ser vistos por todos, mesmo nas grandes cidades”, explicou Mello, ressaltando que com equipamentos simples como binóculos é possível ver cometas ou aglomerados de estrelas e, com pequenos telescópios, fica fácil enxergar melhor as crateras da Lua e detalhes dos planetas.

Por enquanto, não há previsão para retorno das atividades presenciais do público ao Observatório do Valongo. “Todavia, estamos na expectativa de, após a vacinação, conseguir retornar às atividades a partir do segundo semestre, para comemorar com a sociedade os 140 anos de história do observatório que se completam este ano”, disse o astrônomo, que coordena os projetos de extensão do local. Com texto acessível a qualquer tipo de público, a obra procura difundir e popularizar a Astronomia.  Além de imagens de fotógrafos e astrônomos amadores brasileiros, a obra teve a participação do astrônomo Rundsthen Vasques de Nader, da astrônoma Ana Beatriz de Mello (revisões) e da graduanda Beatriz Ferreira (arte e design), todos integrantes da Equipe de Extensão do Observatório do Valongo. “Tivemos a colaboração de mais de 30 astrofotógrafos que gentilmente cederam suas imagens para esta edição. Alguns deles são ainda bem jovens, dando os primeiros passos na Astronomia e na Astrofotografia, outros já experientes e reconhecidos no cenário nacional. O mais importante é, entretanto, inspirar pessoas a olhar para o céu, se encantar com essa prática, formular questões sobre o universo e avaliar a importância da ciência nos dias de hoje”, concluiu Daniel Mello.