Duas áreas da UFRJ estão entre as 100 melhores do mundo

Outras 22 áreas da UFRJ também se destacaram e estão entre as 250 melhores do planeta

Atualizado às 12h21 de 27/3/2021

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está entre as 100 melhores universidades do mundo em duas subáreas do saber avaliadas no QS World University Ranking by Subject 2021, divulgado na quarta-feira, 3/3. São elas: Arquitetura e Estudos de Desenvolvimento.

Arquitetura da UFRJ — subárea ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) — ficou em 4º lugar na América Latina e em 2º no Brasil.

Já Estudos de Desenvolvimento — subárea ligada ao Instituto de Economia (IE) e ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) — figurou na 3ª posição na região latino-americana e na 1ª colocação no país.

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, comemora.

“É um orgulho para a UFRJ termos duas áreas entre as 100 melhores do mundo. Isso mostra a diversidade da Universidade. Apesar do nosso subfinanciamento, seguimos um trabalho sério e de excelência. Parabéns a todo o corpo social da UFRJ! Vamos seguir com esse espírito, sempre buscando a excelência acadêmica no ensino, de maneira indissociável da pesquisa e da extensão e, com isso, ampliar as áreas da UFRJ que são reconhecidas entre as melhores do mundo”

— Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ

O estudo avalia cinco grandes áreas do saber: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências Sociais e Administração, Ciências da Vida e Medicina e Ciências Naturais. Na UFRJ, as três primeiras áreas apresentaram melhoria de desempenho no cenário internacional em comparação com a avaliação do ano passado. Veja no gráfico a trajetória da Universidade por grande área nos anos de 2019, 2020 e 2021:

UFRJ no QS World University Ranking by Subject 2019-2021 | Arte: Guilherme Vairo (Coordcom/UFRJ), com dados do Escritório de Gestão de Indicadores (GDI/Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ)

Top 101-150

Nas subáreas do conhecimento, não só Arquitetura e Estudos de Desenvolvimento tiveram destaque global. Isso porque a UFRJ tem 10 campos entre os 150 melhores do mundo.

A subárea de Linguística da UFRJ está no topo da América Latina, despontando em resultado que coloca a Universidade em posição de evidência na região. Arqueologia é líder nacional.

Confira a lista e a posição de cada um na América Latina e no Brasil:

Arqueologia
Engenharia Química
Engenharia Civil e Estrutural
Geografia
Linguística
Línguas Modernas
Farmácia e Farmacologia
Estatística e Pesquisa Operacional

Top 151-200

Outras sete subáreas da UFRJ ficaram no grupo das 151-200 melhores do mundo, todas oscilando entre o terceiro e o sétimo lugar na América Latina. Destaque para as subáreas de Estudos Ambientais e de Matemática da UFRJ, que ficou na vice-liderança nacional. Confira:

Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Economia e Econometria
Engenharia Mecânica, Aeronáutica e de Manufatura
Estudos Ambientais
Matemática
Física e Astronomia
Sociologia

Top 201-250

Outras cinco subáreas da UFRJ ficaram no grupo das 201-250 melhores do mundo. A subárea de Medicina da UFRJ ficou em segundo lugar no Brasil, representando ensino de ponta. Veja no conjunto:

Ciências Biológicas
Química
Engenharia Elétrica e Eletrônica
Direito e Estudos Jurídicos10ª

Top 251-300

Por fim, três campos da UFRJ ficaram no grupo dos 251-300 melhores do mundo. Veja:

Educação e Treinamento
Ciências dos Materiais

O ranking

Na 11ª edição do ranking, foram estudados cerca de 14 mil cursos de 1.440 instituições de ensino superior do planeta, sendo 32 brasileiras. No país, a Universidade de São Paulo (USP) teve o melhor desempenho. No cenário internacional, a Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) encabeçam a lista, com 12 cursos em primeiro lugar no mundo, cada uma.

Produzido desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em universidades, o estudo avaliou as instituições considerando quatro indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas e índice H (proposta para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados).

Com informações do Escritório de Gestão de Indicadores da PR2/UFRJ