Pelo Campus

Coletivos da UFRJ participam dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo

Campanha acontece de 1 a 21/3 como lembrança de massacre ocorrido em 1960, em Shapperville, na África do Sul

Os coletivos negros dos cursos de Psicologia e Economia participam, nos próximos dias, da programação da campanha 21 Dias de Ativismo contra o Racismo, que reúne atividades, discussões e ações com foco em questões raciais. Ambos fazem parte da Comissão de Coletivos Negros da UFRJ, reconhecida por meio de Portaria pela Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7) e composta por 18 coletivos atuantes na Universidade.

As discussões serão realizadas virtualmente, em virtude da pandemia causada pelo coronavírus. O primeiro encontro será uma conversa acerca do filme Amarelo: é tudo pra ontem, do rapper Emicida. No dia 4/3, às 18h, o coletivo preto Virginia Leone Bicudo, do curso de Psicologia, pretende utilizar o documentário como guia para discutir o histórico de luta da população negra no Brasil, a importância do fortalecimento de laços entre pessoas pretas e a urgência do reconhecimento do direito do povo preto à felicidade plena. O bate-papo será realizado por meio da plataforma Meet, e você poderá acompanhar clicando aqui.

Na semana seguinte, no dia 13/3, às 10h, o coletivo negro do curso de Economia realizará um debate sobre as perspectivas político-econômicas negras, com participação da jornalista Flávia Oliveira. A discussão abordará, além da realidade racial do país, a importância da eleição de Kamala Harris como vice-presidente dos Estados Unidos e a dimensão da repercussão dos casos de racismo que acontecem no exterior em relação aos que ocorrem no Brasil. A transmissão será realizada no canal do YouTube da campanha.

A ilustração é formada pelo texto "16 coletivos negros - UFRJ". Os números mostram vários rostos, enquanto as letras são de várias cores.
Ilustração 16 Coletivos Negros, realizada em 2019 pelo aluno David Francisco dos Santos. Hoje esse número au aumentou e é formado por 18 grupos.

Massacre de Shapperville

Em 21/3/1960, a África do Sul vivenciou o Massacre de Shaperville. Nesse dia, o regime segregacionista do apartheid foi responsável pelo assassinato de 69 pessoas durante um protesto na cidade de Joanesburgo, sem contar os 186 feridos. Em 1966, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a data como Dia Internacional contra a Discriminação Racial, em memória às vítimas do massacre.

Realizada desde 2017, a campanha 21 Dias de Ativismo contra o Racismo tem como objetivo manter vivas as discussões trazidas pelo movimento negro e apontar caminhos para avançar no combate ao preconceito racial. Clique aqui e acompanhe a programação completa com todas as atividades que serão realizadas durante a campanha.