Estudo aponta a presença da variante britânica da Covid em oito estados

Pesquisadores solicitam que órgãos estaduais e federais tomem medidas para evitar a propagação do vírus em território brasileiro

A Rede Corona-Ômica BR-MCTI, por meio da colaboração do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ com o Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e o Instituto Hermes Pardini, sequenciou 25 genomas de SARS-CoV-2 da variante do Reino Unido em oito estados brasileiros ─ Bahia, Sergipe, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

As amostras foram coletadas entre os dias 7 e 21 de janeiro de 2021, evidenciando a presença da variante do vírus da Covid em quatro cidades de Minas Gerais (Belo Horizonte, Betim, Araxá e Barbacena); em quatro de São Paulo (São Paulo, Americana, Santos e Valinhos); em duas do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes); em duas do Mato Grosso (Cuiabá e Primavera do Leste); em uma do Paraná (Curitiba); em uma de Sergipe (Aracaju); em uma da Bahia (São Sebastião do Passe) e em uma cidade do Espírito Santo (Barra do São Francisco).

“O principal achado deste estudo é a detecção da presença da variante britânica da Covid em oito estados brasileiros. Agora é atenção total para o monitoramento do impacto disso”, ressaltou Carolina Voloch, uma das autoras do estudo.

A nota do estudo pode ser acessada neste link.