Cultura Pelo Campus

Acessibilifolia: a festa inclusiva

Parceria entre a UFRJ e a Funarte aborda inclusão e acessibilidade no carnaval de rua do Rio de Janeiro

A UFRJ, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), desenvolveu o Acessibilifolia, programa que busca tornar mais democráticas as festas populares do país. No dia 10/2, às 18h, ele será lançado em uma live no canal do YouTube do projeto Arte de Toda Gente. A ação vai abordar e incentivar a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nas festas populares que integram o patrimônio cultural do Brasil e faz parte do projeto Um Novo Olhar – realizado também em parceria com a Funarte.

Participarão da live que marca o lançamento do Acessibilifolia: Patrícia Dorneles, coordenadora do curso de especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ e coordenadora das ações de acessibilidade do projeto Um Novo Olhar; Marcelo Jardim, diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do Um Novo Olhar; André Ramos, diretor dos vídeos da série Inclusão e Folia, saxofonista, professor de música, mestrando do curso profissional em Pedagogia do Instrumento do Promus − UFRJ, arranjador e um dos organizadores da Orquestra Voadora; e Heitor Luiz, músico e participante da Orquestra Voadora.

Novos conteúdos e canais

O Acessibilifolia vai gerar conteúdo e direcionar ações que busquem uma transformação nos festejos populares do país. O objetivo é torná-los mais democráticos e inclusivos – não só para as pessoas com deficiência, mas para todos que compartilham esses espaços, e promover, assim, a convivência e a diversidade. A ideia é estabelecer canais para a troca de experiências entre as pessoas com e sem deficiência, assim como entre os organizadores de festas, os gestores, os artistas e a comunidade acadêmica. Para isso, serão produzidas entrevistas, séries de vídeos, vodcasts (audiovisual disponibilizado para download), publicações e outros materiais.

Inicialmente, as atividades do Acessibilifolia terão como foco o carnaval de rua da cidade do Rio de Janeiro e serão realizadas apenas na forma virtual. Mas a proposta é ampliar, pouco a pouco, a área de abrangência para outras manifestações festivas, como desfiles de maracatu, blocos de frevo, bumba-meu-boi e muito mais. O programa se inicia com a série Inclusão e Folia, produzida com a Orquestra Voadora – formação que inclui um bloco de carnaval do Rio. Com direção de André Ramos, os sete vídeos da série abordam a questão da acessibilidade no carnaval de rua carioca, por meio de relatos e análises sobre a participação

de pessoas com deficiência no bloco e na oficina de instrumentos da Orquestra. Os episódios serão postados ao longo de três semanas, sempre às quartas-feiras, às 18h, no site www.umnovoolhar.art.br.

O projeto Um Novo Olhar

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vodcasts e lives sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Escola de Música da Universidade e pela Funarte.

Serviço:

Projeto Um Novo Olhar − Programa Acessibilifolia: Série Inclusão e Folia

Live de lançamento: 10/2, quarta-feira, 18h, com transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no YouTube.

Vídeos da série disponíveis no site do projeto www.umnovoolhar.art.br, com postagens semanais às quartas-feiras, dias 10, 17 e 24/2.

Realização: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação Nacional de Artes (Funarte), Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Curadoria: Escola de Música da UFRJ.