UFRJ começa vacinação contra coronavírus

Aplicação das doses começa na quinta, 21/1, na Cidade Universitária, e será dedicada a profissionais envolvidos com o combate à pandemia na UFRJ

Atualizado às 11h50 de 22/1/2021

A boa-nova que o Conexão UFRJ queria noticiar chegou: começa na quinta-feira, 21/1, a vacinação contra o coronavírus na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesta primeira remessa, os que receberão as doses são profissionais de saúde da UFRJ.

Como ato simbólico de lançamento da vacinação na UFRJ, vão receber a imunização no Centro de Triagem Diagnóstica para COVID-19 (CTD), às 10h, os seguintes profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus:

• Uma enfermeira que atua no CTI COVID-19 do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o Hospital do Fundão, o maior do estado em volume de consultas;
  • Um aluno voluntário do CTD, que será o primeiro aluno da UFRJ a receber a vacina;
  • Um profissional terceirizado de serviços gerais que atua na ala COVID-19 do HUCFF; e
  • Um pesquisador do Centro de Ciências da Saúde (CCS), integrante da área de risco.

O CTD fica no bloco N do CCS da UFRJ, na Cidade Universitária – rua César Pernetta, S/N, ou avenida Carlos Chagas Filho, 373.

Para a reitora Denise Pires de Carvalho, a ciência está colocada em evidência.

“Tenho convicção de que a sociedade brasileira está percebendo a importância da ciência para seu próprio desenvolvimento. Todos precisam se vacinar. A Universidade Federal do Rio de Janeiro vem atuando desde fevereiro do ano passado como uma das protagonistas no combate ao coronavírus no país, com ciência e informação. Poder agora participar ativamente na vacinação dos nossos profissionais de saúde é uma honra para esta casa de ciência, para a eterna Universidade do Brasil, que tem a Minerva como símbolo representando a garra e a sabedoria de nossa comunidade que tem o ensino, a pesquisa e a extensão como pilares indissociáveis”

— Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ

Doses da Coronavac na UFRJ

A UFRJ recebeu nesta quarta-feira, 20/1, 2.450 doses da vacina Coronavac Butantan, cuja distribuição será feita pelas unidades de saúde da instituição consideradas prioritárias pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) e de acordo com a disponibilidade de doses de vacinas. Neste primeiro lote, serão imunizados profissionais de saúde das seguintes unidades da UFRJ:

• HUCFF: 1.440 doses
  • Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG): 310 doses
  • CTD: 380 doses
  • Centro de Vacinação de Adultos (CVA): 20 doses
  • Maternidade Escola: 200 doses
  • Instituto de Psiquiatria: 100 doses

A vacinação está ocorrendo por Área Programática (AP) do município do Rio de Janeiro (3.1).

Critérios acompanham a Secretaria Municipal de Saúde

O critério adotado pela UFRJ para a escolha dos profissionais de cada unidade a serem vacinados é o grau de exposição. Neste início de imunização, os profissionais e estagiários pertencentes a categorias de alta exposição que tiveram infecção confirmada recentemente não serão vacinados.

Em cada local de vacinação, haverá o acompanhamento de profissionais do CVA e da equipe de cada unidade de saúde envolvida.

A partir de 21/1, as doses serão aplicadas de acordo com os parâmetros da SMS. Assim, a imunização acontecerá nos seguintes pontos de vacinação correspondentes aos locais de trabalho dos profissionais a receberem as doses:

• Profissionais, internos e estagiários prioritários do HUCFF: Serviço de Segurança e Saúde do Trabalhador (Sessat/HUCFF);
  • Profissionais internos e estagiários prioritários do IPPMG: Local específico a ser indicado pela direção da unidade, no próprio Instituto.
  • Profissionais alocados no CTD, e em laboratórios de apoio ao Centro, além de limpeza e segurança: bloco N do CCS.
  • Profissionais do CVA: no próprio Centro.

A sede do CVA no CCS permanecerá aberta em seu horário de funcionamento na pandemia de COVID-19 (7 às 16h) e com profissionais disponíveis para a aplicação das doses de outras campanhas de vacinação de adultos.