Institucional Pelo Campus Saúde

EPICOVID UFRJ recebe respostas até 31/3

Pesquisa auxiliará Universidade para planejamento e tomada de decisões junto à comunidade acadêmica. Participe!

A UFRJ tem uma comunidade universitária similar à população de um município de médio porte. Para se ter uma ideia, somando-se apenas o conjunto de professores, alunos e técnicos-administrativos, são contabilizadas cerca de 80 mil pessoas, número maior que a população das cidades de Paraty e Arraial do Cabo juntas. Pensando nisso, a Reitoria, o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) e a Faculdade de Medicina lançaram nesta quarta-feira, 6/1, o EPICOVID UFRJ, um estudo que tem como objetivo estimar os casos de COVID-19 na maior universidade federal do país. A ideia é que os dados gerem subsídio ao monitoramento dos impactos da pandemia, ao planejamento e ao desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas.

Trata-se de um inquérito epidemiológico sobre adoecimento autorreferido, baseado em um questionário em três blocos:

• identificação;
  • adoecimento por COVID-19;
  • e adoecimento por condições crônicas de risco para COVID-19.

Não é necessário ter sido acometido pela doença para participar. As respostas são individuais e não identificadas a fim de preservar o sigilo das informações fornecidas. Os resultados gerados a partir dos dados agregados, sem qualquer referência individual, serão encaminhados à Reitoria da UFRJ para divulgação à comunidade universitária.

Ainda que a participação no inquérito epidemiológico seja voluntária, é importante que todos participem: professores, técnicos-administrativos, alunos de graduação e de pós-graduação (residência, inclusive), trabalhadores terceirizados e permissionários. Os estudantes da Educação Básica poderão participar nas próximas semanas, com questionário dirigido aos responsáveis.

Segundo a reitora Denise Pires de Carvalho, a iniciativa é estratégica.

“O questionário EPICOVID pretende conhecer a prevalência da doença COVID-19 na comunidade universitária para que possamos definir e implantar políticas fundamentais relacionadas ao diagnóstico, ao tratamento e à vacinação da nossa comunidade. É um movimento muito importante porque a UFRJ tem cerca de 80 mil pessoas de diferentes faixas etárias, cidades e bairros. Todo esse conhecimento vai ser fundamental para que possamos atuar não só junto à comunidade acadêmica, mas também ao Poder Público, e lutar para que existam políticas públicas no enfrentamento da COVID-19. A UFRJ pretende continuar avançando no sentido de ser uma referência no conhecimento e enfrentamento do novo coronavírus”, destaca.

— Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ

Clique aqui para participar agora mesmo. Na página, será solicitado um e-mail de contato e, em seguida, a Universidade enviará o link do inquérito epidemiológico para a caixa de entrada do participante.

O prazo foi prorrogado e termina no dia 31/3. Em casos de dúvidas, entre em contato com a coordenação do estudo pelo e-mail epicovidufrj@iesc.ufrj.br.