Novidade para 2021: UFRJ cria Instituto de Computação

Com previsão de inauguração no segundo semestre de 2021, IC deve atender 800 alunos

No ano que a UFRJ comemora o seu centenário, o Consuni (Conselho Universitário) aprovou, em sessão especial, no dia 10/12, a criação do Instituto de Computação (IC). A nova estrutura resultará da transformação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) em um Instituto Acadêmico do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). O IC será responsável pelos cursos de Bacharelado em Ciências da Computação (BCC), Pós-Graduação em Informática (PPGI) e pela habilitação de Analista de Sistemas do curso de Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra (BCMT).

Um dos objetivos da criação do novo instituto é fortalecer a qualidade do ensino, pesquisa e extensão da área de computação da UFRJ. Está prevista a criação de novos cursos de graduação, como Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação, aliada ao aumento da oferta do número de vagas. Outra missão do IC será a formação e qualificação de alunos e pesquisadores originários de outras instituições de ensino e a ampliação de convênios e parcerias de cooperação científica nacional e internacional.

“Este é um  grande ganho para a comunidade da UFRJ, que terá uma unidade plenamente dedicada ao fortalecimento da área e aberta à parceria com as demais unidades e programas de pós-graduação que atuam nesta área do conhecimento”, ressalta Gabriel Silva, chefe do Departamento de Computação (DCC) do Instituto de Matemática da UFRJ.

Após a reunião do Consuni que aprovou a criação do IC, a Reitoria da UFRJ se manifestou por meio do vice-reitor, Carlos Frederico Rocha: “O Instituto de Computação permitirá que profissionais da área da informática possam ter maior espaço e independência para realização de atividades didáticas, de pesquisa e extensão. A criação do Instituto de Computação visa dar lugar a uma nova era, aliando-se a outras áreas da UFRJ ligadas à tecnologia da informação”.