Categorias
Cultura Institucional

Editora UFRJ conquista Prêmio Anpocs 2020 na categoria de melhor livro

O livro “Movimentos Cruzados, Histórias Específicas” está disponível para download gratuito

A obra Movimentos Cruzados, Histórias Específicas: Estudo Comparativo das Práticas Sindicais e de Greves entre Metalúrgicos e Canavieiros, publicada neste ano pela Editora UFRJ, recebeu o Prêmio Anpocs 2020, na categoria “melhor livro”.

“Este livro, ao apresentar os primeiros resultados do projeto Movimentos Cruzados, Histórias Específicas, abre uma linha de pesquisa que propõe a comparação entre práticas de lutas por direitos exercidas por trabalhadores urbanos e trabalhadores rurais. Entre os vários episódios exemplares de lutas do povo brasileiro selecionados para terem um lugar importante na memória transmitida entre gerações, figuram, certamente, os das greves dos metalúrgicos de São Paulo (e Osasco e Guarulhos) e do ABC paulista, entre os operários urbanos, por um lado, e, por outro, os das greves dos canavieiros de Pernambuco (e Paraíba e Rio Grande do Norte) no final dos anos 1970, início de 1980”, diz parte da introdução do livro.

A publicação, organizada por José Sergio Leite Lopes, professor titular do Museu Nacional (MN) e coordenador do Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov) do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ), e por Beatriz Heredia, que foi professora de Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs/UFRJ), conta também com artigos de professores e pesquisadores de várias universidades públicas brasileiras.

O lançamento ocorreu em agosto de 2020, com transmissão pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ no YouTube

O livro está disponível para download gratuito no site da editora.