Categorias
Institucional Sociedade

Desigualdades e o capital no século 21 em pauta

Encontro virtual com economista francês Thomas Piketty marca o encerramento das comemorações dos 100 anos da UFRJ

A programação comemorativa dos 100 anos da UFRJ se encerraria com um grande evento com a presença do economista francês Thomas Piketty, especialista em desigualdades que se tornou mundialmente conhecido com a obra O capital no século XXI.

Com as mudanças impostas pela pandemia de COVID-19, o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, que coordenou as atividades de comemoração do centenário, adaptou a programação e preparou uma entrevista legendada com o economista, que será exibida no dia 9/12, às 17h, no canal do Fórum no YouTube.

A abertura do evento contará com a participação de Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ; Carlos Frederico Leão Rocha, vice-reitor da UFRJ; Ricardo Berbara, reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Alexandre Fortes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFRRJ). A UFRRJ também tem muito a celebrar: em 2020, a instituição completa 110 anos. 

Imagem: Divulgação/FCC/UFRJ

Após a exibição da entrevista com Thomas Piketty, haverá debate ao vivo com a participação de Tatiana Roque, coordenadora do FCC; Sergio Pereira Leite, coordenador do Centro de Estudos Avançados (CEA/UFRRJ); Celia Kerstenetzky, professora do Instituto de Economia da UFRJ; e Georges Flexor, professor do Departamento de Ciências Econômicas do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ.

Realizado pelo FCC e pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ, em parceria com o Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFRRJ, o evento marca o encerramento das comemorações das duas instituições.