Pelo Campus

Física no cotidiano

Instituto de Física da UFRJ leva experimentos para as casas dos alunos

Assim como tem acontecido em muitas áreas, os laboratórios das universidades tiveram que pensar em novas formas de trabalho durante a pandemia da COVID-19. Por isso os alunos dos cursos de Física Experimental da UFRJ têm realizado as atividades de forma remota. A ideia é levar o laboratório para as suas casas, na medida do possível.

As atividades fazem parte dos cursos regulares de Física Experimental I, II, III e IV e são oferecidos aos estudantes do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) e do Centro de Tecnologia (CT). As ações foram reinventadas de acordo com o período letivo especial (PLE), instituído pela Universidade.

Para os experimentos, os alunos utilizam kits, de acordo com as necessidades dos cursos. O professor Claudio Lenz, coordenador do grupo de trabalho dos professores e propositor da ideia, explica como eles são utilizados:

“Para Física Experimental I e II, utilizamos material caseiro para os experimentos que versam sobre medidas, incertezas e mecânica. Empregamos e desenvolvemos uma solução à base de kits Arduino-UNO para o estudo de circuitos RLC em Física Experimental III, em contraste com um curso de videossimulação. Para experimentação com ótica, em Física Experimental IV, utilizamos um kit à base de laser-pointer, lupas e polarizadores. Finalmente, em Laboratório Avançado II, usamos um kit à base de Arduino”.

Alguns kits são montados pelos próprios alunos com material caseiro, outros pelos professores e há aqueles comprados pelos alunos. Lenz detalha como é o processo: “Os kits de Física Experimental I e II, que usam material caseiro, são montados ou adaptados pelos próprios alunos. Os professores sinalizam o que eles precisam e eles mesmos acham suas soluções. Já o kit para Física Experimental IV foi montado pelos professores da equipe do curso e incluem laser-pointer, lupas, placas polarizadoras, entre outros materiais. O material para esses kits foi comprado ao custo de R$ 65,00 cada de diferentes fornecedores e montado no IF-UFRJ. Foram emprestados gratuitamente aos alunos, que vão devolvê-los para serem usados no próximo semestre. Já os kits de R$ 200,00 para Física Experimental III, de circuitos elétricos, 50% deles foram comprados pelos alunos que tinham condições de adquiri-los e os outros 50% foram comprados com uma doação feita por um grupo de professores do IF-UFRJ e emprestados aos alunos que solicitaram. No caso do empréstimo, os alunos vão nos devolver os kits para usarmos no próximo semestre”.

Segundo Lenz, o risco para o uso desses materiais não é maior do que o risco normal para as pessoas que os utilizam em seu dia a dia. Ainda assim, alguns cuidados foram tomados. Todos os kits contêm instruções de segurança, os alunos tiveram encontros semanais com os professores e vários deles criaram grupos de WhatsApp com os alunos para auxiliar nas montagens.

Aluna trabalhando com kit Arduino-UNO.
Alice Silva, aluna do curso de Física Experimental III | Foto: Acervo pessoal.

Das 255 vagas ofertadas para o curso no PLE, 191 alunos se inscreveram. Uma delas é Alice Silva, matriculada em Engenharia Civil, que cursou Física Experimental III. Para ela, a adaptação dos cursos para o momento da pandemia da COVID-19 foi muito importante porque permitiu que, de forma segura, os alunos pudessem continuar seus estudos e os professores continuassem seus trabalhos. “Eu mesma tive um pé atrás com relação à Física Experimental a distância, mas fui surpreendida positivamente porque pude entender a matéria melhor devido a alguns fatores que o curso nesse modelo me proporcionou. Acredito que uma das maiores vantagens foi fazer os experimentos individuais e o fato de ter mais tempo para fazê-los. Antes, a gente tinha o tempo da aula e a monitoria. Nesse modelo, eu posso separar o tempo que eu preciso, dependendo da minha velocidade de entendimento.”