PDI 2020-2024: última semana

Consulta pública está aberta até 13/11. Participe!

A Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3) da UFRJ abriu no dia 13/10 consulta pública para o texto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024. O documento proposto está disponível aqui e você pode opinar clicando aqui.

O PDI é o planejamento estratégico das instituições do sistema federal de ensino para um período de cinco anos. Paralelamente, o documento deve ser revisado anualmente de modo a incorporar novas metas ou alterar as já previstas para o período.

A comunidade universitária e a sociedade em geral poderão contribuir até 13/11. No site, também é possível acessar o cronograma, as perguntas frequentes, as fases de construção do Plano, entre outros conteúdos.

É possível responder ao formulário de participação individualmente de acordo com o público ao qual a pessoa pertence: comunidade interna ou externa. Além disso, grupos ou associações poderão optar por debater e submeter as respostas em um único formulário que retrate a opinião de seus integrantes. Confira os links abaixo:

Formulário para contribuição individual – público interno

Formulário para contribuição individual – público externo

Formulário para contribuição coletiva – públicos interno e externo

Comissão trabalha de forma intensa

Segundo a professora Maria de Fátima Bruno de Faria, superintendente de Planejamento Institucional, a Comissão de Elaboração do PDI, coordenada por ela e presidida pelo vice-reitor Carlos Frederico Rocha, atuou de forma intensa. Ela comentou sobre o texto proposto.

“A comunidade universitária poderá encontrar retratadas a missão e a visão de futuro que a UFRJ busca alcançar, os valores que devem servir de guia para a ação institucional e as metas estratégicas para o período de 2020-2024. A sociedade, de forma mais ampla, poderá constatar os esforços da UFRJ no sentido de contribuir para o desenvolvimento local e do país”, afirmou.

Foto da professora Maria de Fátima
Maria de Fátima coordena a Comissão | Foto: Reprodução

“Uma novidade importante é que a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic), em parceria com a Superintendência de Planejamento Institucional (SPI), está construindo um sistema de monitoramento das metas, a fim de gerar relatórios trimestrais e anuais que subsidiem a gestão com informações a respeito do cumprimento das metas facilitando, assim, a tomada de decisão”, antecipou Maria de Fátima.

“A equipe da Superintendência de Planejamento Institucional da PR-3 tem trabalhado arduamente com as pró-reitorias e instâncias da administração superior para a apresentação de uma versão do PDI que muito será enriquecida com a participação de todos”, continuou a docente.

“No início de 2021, iniciaremos orientações para a elaboração dos planos de desenvolvimento das unidades, centros, campi e demais áreas da UFRJ alinhados ao PDI e respeitando as especificidades de cada uma delas”, planeja Maria de Fátima, que espera grande engajamento.

“A UFRJ espera contar com ampla participação de toda a comunidade acadêmica, bem como de membros da sociedade, pois o diálogo permanente com o ambiente externo tem sido a tônica dessa gestão, em um processo de duplo aprendizado. A participação de todos nesse processo é fundamental”, salientou a superintendente.

Recebidas as contribuições da consulta pública, a Comissão de Elaboração do PDI, juntamente à PR-3 e à Reitoria, fará revisão final do texto para que a PR-3 possa apresentar o Plano ao Conselho Universitário (Consuni) — órgão máximo da Universidade.