Categorias
Institucional

Projeto Museu Nacional Vive seleciona consultores

Os selecionados contribuirão para o desenvolvimento da nova museografia do Museu Nacional

O projeto Museu Nacional Vive abriu processo seletivo para a contratação de 13 consultores especializados, que contribuirão para o desenvolvimento da nova museografia do Museu Nacional, vinculado à UFRJ.

Há oportunidades nas áreas de:

– pesquisa de conteúdos para exposições de Ciências Naturais e Antropologia, incluindo culturas indígenas e afro-brasileiras; 

– assessoria em cooperação nacional e internacional para novas aquisições e 

– assistência de gestão. 

Esta é uma etapa importante da elaboração do projeto museográfico, que estabelecerá o desenho das novas exposições para a reinauguração do Museu Nacional, a partir da curadoria da instituição.

A coordenação do processo seletivo é da representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil. Os editais nº 4 e 5, bem como todas as informações sobre a seleção, estão disponíveis aqui.

Para promover a diversidade, o projeto incentiva a candidatura de mulheres, negros, indígenas e pessoas com deficiência.

O projeto Museu Nacional Vive

A UFRJ, a Unesco e a Fundação Vale estão à frente do projeto Museu Nacional Vive. Além do desenvolvimento da nova museografia do Museu Nacional, a iniciativa contempla a reconstrução do Palácio de São Cristóvão e seu prédio anexo, a reforma da Biblioteca Central e a implementação de um novo campus acadêmico.

Com apoio da Vale, do Bradesco, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério da Educação (MEC), da bancada federal do Rio de Janeiro e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o projeto é orientado pelos princípios da transparência e da participação e conta com a parceria de instituições como a Associação Amigos do Museu Nacional.