Hospital Universitário: avanço na estrutura e destaque no atendimento

Parcerias e doações contribuíram para que o HUCFF desenvolvesse sua estrutura e se destacasse no atendimento durante pandemia

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o mundo estava enfrentando uma pandemia, em 11 de março deste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) elabora ações e estratégias para enfrentar a COVID-19. O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), que em 18 de setembro atingiu o milésimo caso notificado/suspeito da doença,  atuou na melhoria de sua estrutura para receber pacientes graves que contraíram o vírus.

A direção do HUCFF determinou, em março, a criação do Gabinete de Crise, composto por representantes de cada área médica do hospital, para enfrentamento do novo coronavírus O gabinete criado passou, então, a coordenar as ações envolvendo a produção de informações a partir dos dados clínicos e administrativos, analisando informações, produzindo relatórios e coordenando futuras ações.

“A criação do Gabinete de Crise foi fundamental para manter a ordem durante o pico da pandemia. Diariamente debatíamos qual seria o próximo passo, e isso nos manteve firmes e atuantes em meio à grande demanda. O Hospital do Fundão atendeu mais de mil casos (dentre suspeitos e confirmados)”, destacou o diretor do HUCFF, Marcos Freire.

Com o aumento de casos de internação por COVID-19 no estado do Rio de Janeiro, a direção do HUCFF, sob a liderança de Freire, promoveu parcerias para ampliar a estrutura física do hospital e deixar um legado pós-pandemia para a população carioca, com doações da Fundação Coppetec e Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb). O Movimento União Rio colaborou com a readequação de 60 leitos de Terapia Intensiva e 110 de enfermaria, entregues nos primeiros cem dias de pandemia.

Houve ainda a contratação de 658 profissionais, entre corpo médico, enfermeiros e assistentes administrativos. Cinquenta por cento desses profissionais atuarão no hospital até dezembro de 2020.

“No início da pandemia, perdemos 30% da nossa força de trabalho por causa da COVID-19, entre licenças, pessoas que estavam no grupo de riscos e doentes. A contratação de pessoal nos permitiu manter uma boa oferta de leitos no pico da pandemia”, reforçou o diretor do HUCFF.

A parceria com o Movimento União Rio ainda resultará na reforma de 128 consultórios médicos – destes, 62 consultórios estão desativados atualmente. A estrutura de esgoto e água será totalmente remodelada para voltar a atender os pacientes a partir do fim de novembro de 2020.

“A reforma desses 128 consultórios médicos se fazia urgente. E graças ao Movimento União Rio nós estamos conseguindo prover essa melhoria através de doações. Tivemos que remanejar o atendimento todo para outros andares, alteramos a rotina de visita, mas as obras terminam no final de novembro e tudo volta para o lugar”, disse Freire.

O HUCFF ainda ganhou a instalação de cem câmeras, posicionadas estrategicamente no subsolo – as gravações são monitoradas durante 24 horas na Inspetoria da Seção de Vigilância –, a emergência que atende pacientes com COVID-19 e outros setores importantes,  como o Centro de Terapia Intensiva (CTI) onde estão internados enfermos com o vírus.