Ranking posiciona UFRJ como a melhor universidade federal do Brasil

Conclusão é do Academic Ranking of World Universities 2020

Segundo o Academic Ranking of World Universities 2020 (ARWU), da consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, a UFRJ é a melhor universidade federal do país. Na posição global, está no grupo das 401-500 melhores universidades do mundo. O estudo foi divulgado no último dia 15/8.

Empatada com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a UFRJ foi avaliada em um universo de mais de duas mil entidades científicas. A lista de instituições brasileiras no ranking conta com 22 entidades, todas públicas. Quem a lidera é a Universidade de São Paulo (USP), estadual.

Em junho, a mesma consultoria chinesa publicou o Global Ranking of Academic Subjects, uma frente do ranking por área de concentração. Nele, conforme noticiou o Conexão UFRJ, a Universidade ficou em 19º lugar no mundo em Engenharia Oceânica, única representante da América Latina. No mesmo estudo, a UFRJ figurou no grupo das 151-200 melhores do mundo em três áreas do conhecimento: Ciências Naturais, Engenharia e Ciências Médicas. Em Ciências da Vida, ficou entre as 201-300 melhores do mundo e, em Ciências Sociais, entre as 401-500 melhores.

O ranking

Instituído há 17 anos, o ARWU é considerado um dos precursores dos rankings universitários no mundo. A classificação avalia seis quesitos para analisar as instituições: quantidade de ex-alunos e professores que venceram o Prêmio Nobel, quantidade de pesquisadores mais citados, quantidade de artigos publicados nas revistas Nature e Science, quantidade de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita considerando o tamanho da instituição.