Categorias
Institucional Pelo Campus

Universidades do Rio consideram improvável retorno presencial em 2020

UFRJ, Uerj, UFF, Unirio, UFRRJ, Uenf, Uezo, Colégio Pedro II, IFRJ e IFF se manifestaram conjuntamente

Na manhã desta quarta-feira (22/7), a reitora da UFRJ, Denise Carvalho, e os dirigentes de outras nove instituições federais e estaduais de educação do Rio de Janeiro assinaram um manifesto (leia na íntegra mais abaixo) acerca das atividades acadêmicas presenciais e remotas durante a pandemia.

Segundo os reitores, “é bastante improvável o retorno da atuação presencial durante o ano de 2020”. Eles reiteraram que todas as decisões sobre o tema terão como base critérios científicos e que, enquanto não for possível a realização de aulas presenciais, “a continuidade das atividades curriculares de ensino deverá ser exercida, em caráter emergencial, por meio de mecanismos de mediação tecnológica”, mas com os devidos cuidados para que o processo não seja excludente.

O documento assinado conjuntamente é embasado pela nota da comissão de especialistas de universidades do Rio. O pesquisador da Faculdade de Medicina da UFRJ Roberto Medronho, que coordena o Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para o Enfrentamento da COVID-19 da instituição, integra a comissão fluminense.

Além da UFRJ, assinam o texto: Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF); Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do Instituto Federal Fluminsense (IFF); Maria Cristina de Assis, reitora da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo); Oscar Halac, reitor do Colégio Pedro II, Rafael Barreto Almada, reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Raul Ernesto Lopez Palácio, reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf); Ricardo Luiz Berbara, reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Ricardo Lodi Ribeiro, reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e Ricardo Silva Cardoso, reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Leia na íntegra a seguir:

MANIFESTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO SOBRE AS ATIVIDADES ACADÊMICAS PRESENCIAIS E REMOTAS DURANTE A PANDEMIA

As Instituições Públicas Federais e Estaduais de Educação do Rio de Janeiro, com base em nota da Comissão de Especialistas das Universidades Públicas e Institutos Federais do Estado do Rio de Janeiro sobre o retorno das atividades acadêmicas regulares durante a pandemia de Covid-19, vêm manifestar que é bastante improvável o retorno da atuação presencial durante o ano de 2020, sendo certo que ainda não é possível afirmar quando isto se dará e que todas as decisões sobre o tema serão lastreadas eminentemente em critérios científicos.

Diante desse quadro, ressalvando-se ações pontuais, desenvolvidas de acordo com as especificidades de cada instituição e em que sejam resguardadas a segurança dos seus participantes, a continuidade das atividades curriculares de ensino deverá ser exercida, em caráter emergencial, por meio de mecanismos de mediação tecnológica. Para que este processo seja exitoso e includente, é indispensável a manutenção da regularidade das transferências dos recursos previstos nos orçamentos públicos, a fim de avançarmos institucionalmente sem deixar ninguém para trás, mantendo nosso compromisso com a educação pública, gratuita, de excelência e referenciada socialmente.

Rio de Janeiro, 22 de julho de 2020.

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (Reitor – UFF)
Denise Pires de Carvalho (Reitora – UFRJ)
Jefferson Manhães de Azevedo (Reitor – IFF)
Maria Cristina de Assis (Reitora – Uezo)
Oscar Halac (Reitor – Colégio Pedro II)
Rafael Barreto Almada (Reitor – IFRJ)
Raul Ernesto Lopez Palacio (Reitor – Uenf)
Ricardo Luiz Berbara (Reitor – UFRRJ)
Ricardo Lodi Ribeiro (Reitor – Uerj)
Ricardo Silva Cardoso (Reitor – Unirio)