Categorias
Institucional Memória

UFRJ apresenta projetos para celebrar o centenário

Concertos, seminários e festivais fazem parte do calendário comemorativo organizados pelo Fórum de Ciência e Cultura

As comemorações do centenário da UFRJ estão tomando forma. Na última segunda-feira, 17/2, a coordenação do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) apresentou na Plenária de Decanos e Diretores alguns eventos que farão parte da programação do projeto UFRJ Faz 100 Anos. O FCC será responsável pelo calendário e pela organização das celebrações do centenário, que começam em fevereiro e vão até o final de 2020.

Ao comentar as propostas, Tatiana Roque, coordenadora do Fórum, explicou que as iniciativas ainda estão em elaboração e que é fundamental a participação da comunidade universitária com sugestões de atividades para compor o calendário. “É justamente por isso que estamos expondo aqui. Colaborações são muito bem-vindas”, afirmou. 

O mesmo foi reforçado pela reitora, Denise Carvalho: “Não se trata de um projeto fechado. Isso é o que já está agendado, mas é o início, um ponto de partida”, disse. A intenção é montar a programação com pelo menos um grande evento por mês. A reitora reforçou, ainda, a necessidade de um projeto afinado e à altura da história da UFRJ, mas sem deixar de lado a responsabilidade que o momento exige. “Precisamos estar juntos e esperamos que esse projeto cresça ainda mais”, concluiu. 

No momento em que as universidades sofrem com os cortes no orçamento, as comemorações do centenário têm sido pensadas com ainda mais cautela e pés no chão. “Estamos pensando essa programação sem utilizar orçamento da UFRJ. Vamos aproveitar o que a universidade já oferece. Toda a programação dos 100 anos foi organizada para que não dependamos do orçamento da instituição, aproveitando o que temos de riqueza: as pessoas, a produção de conhecimento, arte, cultura e ciência, os locais e as parcerias”, afirmou Tatiana Roque. 

Confira os projetos apresentados

FEVEREIRO

Bloco Minerva Assanhada

Criado em 2003, o bloco oficial da UFRJ voltará às ruas e já conta com seus primeiros ensaios. Os desfiles também já possuem data marcada: o primeiro será na Cidade Universitária (13/3) e o outro no campus da Praia Vermelha (20/3). Confira a agenda completa. (link para evento Facebook).

MARÇO

Aula Magna com o professor Carlos Nobre (USP)

Professor da USP, Nobre é um dos principais estudiosos sobre a Amazônia e as questões climáticas. A aula “Clima, biodiversidade e desenvolvimento socioeconômico: desafios para o Brasil no século XXI” acontece em 30/3, às 14h, no Auditório Horácio Macedo (Roxinho), no Fundão.

ABRIL

Abertura oficial do projeto UFRJ Faz 100 Anos, no Theatro Municipal

Em 2/4, às 19h, a Orquestra Sinfônica da UFRJ e o Coro Sinfônico da UFRJ se apresentam no Theatro Municipal a preços populares.

Aula Inaugural das Licenciaturas com António Nóvoa

Em 6/4, o professor António Nóvoa ministra a aula inaugural dos cursos de licenciaturas, intitulada “A casa comum: universidade-escola”. Nóvoa é um dos responsáveis pela criação do Complexo de Formação de Professores (CFP), política institucional de articulação da formação inicial e continuada de professores, com foco na educação básica. A atividade será elaborada em parceria com o CFP. 

MAIO

Seminário “Os Amanhãs Desejáveis”, com participação de Kurt Wüthrich

Organizado pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), o seminário internacional “Os Amanhãs Desejáveis” será realizado entre os dias 24 e 27/5, ainda sem local definido. A abertura ficará a cargo de Kurt Wüthrich, Prêmio Nobel de Química. 

Festival Carolina de Jesus 

Comemoração dos 60 anos de publicação do livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Construído em parceria com a Festa Literária das Periferias (Flup), o festival acontece nos dias 30 e 31/5, na sede do FCC, na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo. Entre as atividades haverá palestras e atrações literárias e culturais. 

JUNHO 

Aniversário do Museu Nacional

O Museu Nacional completa 202 anos no dia 6/6 e a UFRJ prepara um evento para celebrar a data. Mais informações em breve.  

JULHO 

Seminário “Negritude, Mulheres e Universidade”, com participação de Sueli Carneiro

No mês dedicado às mulheres negras, parceria entre o FCC, a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) e o Fórum de Mulheres da UFRJ (Fórum M) promove o seminário “Negritude, Mulheres e Universidade”. A abertura será realizada em 1/7 e contará com a presença da escritora e ativista Sueli Carneiro.

AGOSTO 

UFRJ, Fiocruz, Uerj e PUC no Museu do Amanhã

Em 2020, além do centenário da UFRJ, outras instituições comemoram datas importantes: a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completa 120 anos; a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), 70 anos; e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), 80 anos de existência. Pensando nisso, em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, a UFRJ organizará no Museu do Amanhã um seminário sobre ciência, tecnologia e a importância das instituições científicas no cenário nacional e global.

SETEMBRO

7/9- Aniversário da UFRJ

No dia oficial de seu aniversário, a UFRJ inaugura a exposição do centenário, na sede do FCC, no Flamengo. Dividida em três partes, a mostra propõe pensar o passado a partir da memória, construindo uma linha do tempo sobre a história da instituição. A ideia é contar o presente por meio da visualização de dados do que representa a UFRJ hoje. Para falar de futuro, a exposição quer proporcionar ao público a experiência da realidade virtual, mostrando possíveis cenários em relação aos panoramas climáticos. Para isso, busca uma parceria com o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), desenvolvedor de estudos que utilizam essa tecnologia. O projeto conta com a participação de professores e alunos da Escola de Belas Artes, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de Letras, além de técnicos do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJe de outros participantes.

OUTUBRO

Atividade voltada para educação, em parceria com o Complexo de Formação de Professores

Ainda sem data e local definidos, o principal objetivo da ação é reforçar, na comemoração dos 100 anos da UFRJ, o vínculo entre universidade e ensino básico.

NOVEMBRO 

Seminário “UFRJ + 100: Desafios para o Brasil”, com participação de Thomas Piketty

“O que queremos ser nos próximos 100 anos?”. Essa é a pergunta a ser respondida no seminário “UFRJ +100: Desafios para o Brasil”, que acontecerá de 3 a 6/11. O evento ainda está sendo construído, mas já tem a presença confirmada do economista francês Thomas Piketty, que fará a conferência de encerramento, no dia 6, às 11h, no Fundão. Quanto às mesas que irão compor a programação, a intenção é que elas sejam pensadas de forma coletiva.

DEZEMBRO

Composição musical inédita para o encerramento, na Sala Cecília Meireles

O encerramento oficial das comemorações acontecerá com um concerto na Sala Cecília Meireles, ainda sem data definida. A apresentação contará com a execução de peça inédita, composta exclusivamente para a comemoração do centenário da UFRJ.

Além do Fórum e de seus órgãos suplementares, participam da organização do projeto UFRJ Faz 100 Anos o Gabinete da Reitoria, as pró-reitorias, a Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) e a Prefeitura Universitária. Os projetos e articulações têm sido elaborados a partir de cinco comissões: memória, exposição, educação, comunicação e ex-alunos. 

Para mais informações sobre o projeto UFRJ Faz 100 Anos, envie e-mail para 100anosufrj@forum.ufrj.br ou acesse www.forum.ufrj.br.