Pró-Reitoria de Pessoal apresenta projeto da nova gestão

Objetivo principal é humanizar as relações no ambiente de trabalho

Foto: Artur Moês (Coordcom/UFRJ)

Um novo olhar para a gestão de pessoas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi com esse tema que a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) apresentou o plano de trabalho da nova gestão, na quinta-feira, 10/10, durante sessão do Conselho Universitário (Consuni). A proposta traz uma série de medidas a serem adotadas nos próximos anos, com o objetivo de aprimorar as relações humanas na UFRJ.

A pró-reitora, Luzia Araújo, iniciou o discurso sugerindo a troca do nome da pasta para Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Além disso, fez a apresentação da estrutura da PR-4 e reafirmou a importância da parceria com toda a Universidade para dar andamento aos projetos da Pró-Reitoria. Um dos principais objetivos da nova equipe é possibilitar a gestão integrada com as pessoas. Para isso, criará o Conselho Administrativo de Pessoal, que definirá as políticas de pessoal da Universidade. A ideia é que ele seja criado ainda no primeiro ano da nova gestão.

A pasta buscará também promover a humanização das relações interpessoais no ambiente de trabalho. “Vivemos, hoje, uma situação crítica nas relações humanas. E isso não está apenas na Universidade. Hoje, humano não se olha mais (…) A gente precisa trazer de volta essa relação entre as pessoas, a integração dessas pessoas. Trabalhar a escuta, o que essa pessoa precisa para ser feliz no ambiente de trabalho”, observou a pró-reitora.

Os conflitos no ambiente de trabalho terão atenção especial na nova gestão. A intenção é possibilitar o desenvolvimento de atividades que gerenciem esses conflitos. Em casos de denúncias de assédio, a pró-reitora salientou que é necessário ouvir tanto o servidor que denunciou quanto os gestores da unidade e que a retirada do servidor do seu ambiente de trabalho só será feita por determinação de um profissional. “Se houver indicação médica para a retirada desse servidor do ambiente, cumpriremos essa exigência. Se não houver, não faremos deliberadamente, porque entendemos que a retirada do servidor do ambiente é causa de sofrimento, também, para esse servidor, que já está sofrendo com o conflito, com o assédio, e ele perde tudo aquilo que construiu ao longo da vida no seu ambiente de trabalho. Então, mantemos esse servidor e tentamos trabalhar essas relações positivas”, acrescentou Araújo.

Outra ação proposta é a participação da PR-4 na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para a área de gestão de pessoas. Araújo acredita que a pasta contribuirá efetivamente para a criação e o desenvolvimento do PDI. Ela apontou, ainda, a importância das atividades da Pró-Reitoria nas unidades, por meio da PR-4 Itinerante, que iniciou seus trabalhos com as visitas aos campi de Duque de Caxias e de Macaé.

A Pró-Reitoria também almeja garantir o desenvolvimento do programa voltado para a qualificação e capacitação dos servidores da Universidade, o que permitirá a realocação dos servidores, considerando suas habilidades e necessidades institucionais. Para isso, a pasta buscará ampliar as atividades de capacitação, por meio do Programa de Qualificação Institucional aos servidores, com o auxílio das unidades acadêmicas.

Fazem, ainda, parte das estratégias da PR-4: criação de critérios para movimentação de pessoas, baseados nas competências de cada um e nas necessidades da UFRJ; criação de um programa de preparação para a aposentadoria; descentralização das ações de concursos para os servidores técnico-administrativos, mediante a criação da Comissão Temporária de Alocação de Vagas (Cotav). Além disso, a pasta pretende aprimorar o sistema de Avaliação do Servidor (Avades), integrar os colaboradores às políticas de pessoal da Universidade, por meio da qualificação e capacitação, e fortalecer as atividades realizadas pelo Fórum Permanente de Política de Pessoal.

A pró-reitora finalizou a apresentação trazendo também as seguintes estratégias: a promoção e o incentivo de realização de ações voltadas para a promoção da saúde e da qualidade de vida do servidor, a ampliação da política de saúde mental na UFRJ e a transparência da metodologia de avaliação da insalubridade dos servidores.