Categorias
Memória

PR-5 cria Núcleo de Apoio à Produção Cultural

Iniciativa auxilia interessados na realização de ações culturais


Espetáculo na UFRJ. Foto: Nathália Werneck – Coordcom/UFRJ

Pensado para atender as mais diversas demandas, o Núcleo de Apoio à Produção Cultural (Naprocult), da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), presta orientação e consultoria gratuita para a produção de atividades artísticas  e culturais para toda a comunidade.

O projeto foi criado a partir de uma grande demanda de agentes e produtores culturais que realizam ou querem realizar ações artístico-culturais, mas precisam de ajuda técnica para potencializar as suas iniciativas. Dessa maneira, o Naprocult orienta elaboração de projetos, captação de recursos, produção executiva e prestação de contas em diversas produções culturais. A iniciativa é aberta a todos que precisam de orientação técnica para a produção de atividades que visem ao desenvolvimento cultural da sociedade.

“Muitos dos que já realizam eventos culturais não sabem como estruturar sua ação em formato de projeto cultural, desconhecem as possibilidades de captação de recursos na sua área, acham uma realidade muito distante enquadrar sua ação em editais de fomento ou em leis de incentivo à cultura, por exemplo. Com isso, acabam perdendo muitas oportunidades de reconhecimento e valorização do seu trabalho e, frequentemente, acabam tendo que interromper suas ações por restrições orçamentárias”, afirma Marize Figueira, coordenadora do projeto.

Para suprir essa demanda, o núcleo atende presencialmente, por telefone, e-mail e videoconferência produtores culturais e artistas para auxiliar na criação das ações e na formatação do conteúdo. Os interessados no projeto devem agendar as reuniões previamente por e-mail. O atendimento acontece às quintas-feiras, das 9h às 17h, no prédio da PR-5, ou pelos canais do Naprocult, conforme orientação da equipe.

Serviço

Endereço: Praça Jorge Machado Moreira, s/nº

 Cidade Universitária, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3938-0494/2560-2002

E-mail: marizefigueira@pr5.ufrj.br