Sintae recebe técnicos-administrativos de todo o país

Sexta edição do evento teve apresentação de cerca de 145 trabalhos

Mesa de abertura do Sintae Foto: Raphael Pizzino – Coordcom/UFRJ

Entre 22 e 26/10, a UFRJ recebeu o VI Seminário de Integração dos Técnicos-Administrativos (Sintae) no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). O evento recebeu servidores da própria Universidade e de diversas instituições públicas de ensino e pesquisa do país para a apresentação de cerca de 145 trabalhos que tratam do dia a dia da gestão e ensino superior.

O assessor do gabinete da Pró-Reitoria de Pessoal, Fernando Pimentel, recebeu os participantes do seminário reforçando a importância de eventos como esse para a integração entre as instituições e entre os próprios servidores. “Tivemos 100 trabalhos da UFRJ e mais de 40 de fora. Trabalhos de todas as regiões do Brasil e sobre temas variados, como gestão pública, recursos humanos, assistência estudantil e acessibilidade.”

Na palestra de abertura, o reitor Roberto Leher ressaltou que o Brasil está entre os 14 países com maior produção científica, com uma ampla integração dos alunos e pesquisadores das universidades públicas nas diversas instituições pelo mundo. Leher afirmou que o conhecimento precisa ser operatório para ser aplicado na vida real: “É muito importante ter uma produção de conhecimento que, apoiada na autonomia universitária, eleve a capacidade de reflexão de toda a sociedade.”

A primeira mesa do Sintae, por sua vez, tratou do papel do técnico-administrativo na Universidade desde os anos 1980 e teve como debatedores Pedro de Sá, superintendente de Pessoal, e Valéria Baptista, da Editora da UFRJ.  Baptista contou sua trajetória dentro da UFRJ, como servidora e aluna, mostrando a importância do conhecimento acadêmico aplicado na vida administrativa. Já Sá reafirmou a necessidade de a categoria continuar unida contra os ataques sofridos pelas universidades públicas e a favor das melhorias para os servidores e alunos.