UFRJ recebe novos docentes e técnicos-administrativos

Semana de acolhimento deu posse a 248 servidores

Foto: Raphael Pizzino – Coordcom/UFRJ

A UFRJ realizou, entre os dias 6 e 14/8, a posse de 248 novos servidores técnico-administrativos, docentes de ensino superior e docentes do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). As convocações vieram dos editais 293/16, 455/17, 588/17 e 860/17.

Seguindo o proposto nas últimas cerimônias de posse, a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) promoveu uma semana de acolhimento com palestras de diversas áreas da Universidade, como o Sistema de Bibliotecas (Sibi), o Sistema de Arquivos (Siarq) e a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além de oficinas voltadas para assistentes em administração e técnicos em contabilidade.

Na abertura do evento, o superintendente de Pessoal, Pedro Sá, enfatizou que a semana de ambientação é um instrumento importante para que os novos servidores possam compreender que a UFRJ é muito mais complexa e diversa do que apenas um setor ou uma unidade. Segundo Sá, a Universidade é mais do que seus requisitos básicos, ensino, pesquisa e extensão. Também produz conhecimento administrativo e de pessoal. “A universidade existe porque pessoas que trabalharam e trabalham se dedicaram para que ela existisse. O dia da posse faz a gente acreditar que a universidade vai continuar funcionando.”

No segundo dia da recepção, o reitor Roberto Leher ministrou a palestra A Universidade e os Dilemas Atuais, na qual debateu as principais conquistas e desafios da UFRJ, entre eles os que permitem que novos servidores possam ser empossados. “Construímos os concursos com enorme expectativa, a comunidade espera pelos novos colegas e pelo trabalho inspirado, criativo e protagonista de cada um de vocês”, observou. Leher ainda destacou que os recém-chegados auxiliarão na reorganização de demandas para a maior interdisciplinaridade entre as áreas.

Rostos novos e nem tão novos assim

Sá afirmou que muitos ex-alunos retornam à Universidade porque enxergam nela um espaço democrático e de conhecimento onde podem se realizar profissionalmente. Assim, é comum que muitos servidores já tenham uma passagem pela UFRJ, como aluno, substituto ou terceirizado.

Foto: Raphael Pizzino – Coordcom/UFRJ

Leonardo Mesquita é um exemplo disso. O agora arquiteto da UFRJ trouxe a família para comemorar na cerimônia de posse, quinta-feira, 9/8. “Todos ficaram muito felizes. Eu estudei na Faculdade de Arquitetura e estagiei no setor em que vou trabalhar agora. Estou muito animado em retornar”, contou.

Eleandro Cavalcante é outro ex-aluno da instituição que escolheu voltar e trilhar seu caminho profissional na Universidade. Aprovado no concurso para professor de sociologia no Colégio de Aplicação (CAp), Cavalcante conta que já tinha a experiência de trabalhar na unidade como substituto. “Minha passagem pelo CAp me mostrou o estímulo ao professor na estruturação do plano de curso, na experimentação e na busca pela autonomia e autoria pedagógica”, explicou.