Programas de bolsas abrem inscrições

Pibic e Pibiti terão inscrições abertas de 15/3 a 9/4 para projetos de docentes e técnicos-administrativosxa0

Dois programas de bolsas de iniciação científica recebem inscrições a partir de 15/3 na UFRJ. Ambos são voltados para docentes e técnicos-administrativos com título de doutor e que apresentem projetos de pesquisa, entre outras exigências. Professores aposentados também podem concorrer, desde que não tenham vínculo empregatício com outra instituição.

Com objetivo de despertar a vocação científica em estudantes de graduação, incentivando o surgimento de novos talentos, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) contribui para a formação de jovens investigadores, mediante sua participação em projetos de pesquisa.

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) tem o objetivo de contribuir para a formação e inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Clique aqui para ler o edital

As solicitações de bolsas devem ser feitas entre 15/3 e as 23h59min do dia 9/4. Os recursos disponíveis para os programas são oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibic-CNPq e Pibit/CNPq) e da contrapartida oferecida pela Universidade (Pibic-UFRJ e Pibiti-UFRJ). As bolsas terão vigência de até 24 meses, de acordo com calendário estabelecido pelo CNPq.

Os resultados e a fonte dos recursos das bolsas serão divulgados a partir do dia 5/6.